Consultar Saldo FGTS Online

Aprenda a consultar o saldo do FGTS online pelo site oficial da CAIXA e monitore os depósitos de seu fundo de garantia, resguardando assim os seus direitos

Texto escrito pela contadora Alessandra Crispim Soares

Você realmente sabe o que é o FGTS e como o benefício é importante para o trabalhador brasileiro? Nesse artigo vamos esclarecer dúvidas comuns que muitos trabalhadores ainda possuem sobre o programa, também ensinar você como consultar o saldo FGTS online, assim conferir se sua empresa está realmente cumprindo com as obrigações trabalhistas.
Neste artigo você vai aprender:

O que é o FGTS

Como consultar o saldo do FGTS

Como usar o saldo do FGTS

O que é o FGTS

O benefício não é recente, existe desde a década de 60, porém mesmo assim causa dúvidas entre os trabalhadores.

Todo trabalhador que possui a carteira assinada de acordo com a CLT, possui direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Basicamente o benefício  funciona criando uma poupança para os trabalhadores, beneficiando-os em caso de demissão sem justa causa.  Todo mês a empresa é obrigada a depositar um valor correspondente a 8% do salário do funcionário nessa conta, caso o empregado seja demitido sem justa causa o valor fica disponível para que ele o utilize. Antes mesmo da demissão é possível utilizar o saldo de seu FGTS, porém para isso é preciso se enquadrar em algumas regras citadas mais.

Os depósitos sempre são feitos na Caixa Econômica Federal, diretamente pelos empregadores. São vários os objetivos do FGTS, o mais difundido é a criação de uma reserva financeira para que o trabalhador venha a comprar a sua casa própria, pois é possível utilizar o saldo do FGTS para dar entrada em um financiamento imobiliário e também participar de programas federais como o minha casa minha vida.

Alerta: Lembre-se que o FGTS não é recolhido apenas com base no salário do empregado, o valor incide também sobre horas extras, adicionais de periculosidade, 13° salário e férias. Consulte um contador para que o cálculo seja preciso.

Como consultar o saldo do FGTS

Como consultar o saldo do FGTS

É importante que o trabalhador fique atento ao seu saldo do FGTS, pois é comum algumas empresas atrasarem os depósitos ou depositarem o valor de uma única vez, pouco antes de o trabalhador ser demitido. Além de ser uma prática ilegal, traz prejuízos ao trabalhador, pois a sua conta do fundo de garantia possui reajustes monetários mensais e também juros de 3% a.a. A conferência mensal do extrato do FGTS é a garantia, que você trabalhador possui para cobrar seus direitos junto à empresa.

Caso observe que o seu empregador não esteja realizando os depósitos corretamente, procure imediatamente a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e solicite uma fiscalização.

Para consultar o saldo do FGTS você precisa acessar o site da Caixa Econômica Federal através deste endereço eletrônico. Quando a página estiver completamente carregada desça até o final e procure o link FGTS no menu Serviços Sociais.

FGTS

Ao clicar no link anterior você será direcionado para a página oficial do FGTS no site da CAIXA, nessa página existe o link Extrato de FGTS, clique neste link.

extrato fgts

Agora você se encontra na página de consulta de extrato, preencha o formulário com os seus dados pessoais e clique em OK. Neste ponto você já visualizará o extrato do seu fundo de garantia.

extrato fgts caixa

Lembre-se que para visualizar o saldo do fundo de garantia é necessário o número do PIS/PASEP, além é claro da senha cadastrada anteriormente. O número do PIS/PASEP está disponível em sua carteira de trabalho, caso você não tenha cadastrado a senha de acesso ao sistema, solicite informações sobre ela no RH de sua empresa ou cadastre uma nova senha.

Como usar o saldo do FGTS

Você não precisa esperar a demissão para utilizar o saldo do FGTS, é possível utilizar o saldo do fundo de garantia para dar entrada em sua casa própria ou financiar um bem.

Caso você já tenha sido demitido, saiba que é possível sacar o FGTS em qualquer lotérica, porém o valor do saque é limitado a R$ 600,00, caso deseje sacar o valor integral, ou valores superiores a R$ 600,00 é necessário procurar uma agência da CAIXA.  Existem várias situações em que o saque do fundo de garantia é permitido antes mesmo da demissão, porém os principais são:

  • Na aposentadoria do trabalhador;
  • Extinção da empresa (falência);
  • Caso de urgência decorrente de desastres naturais;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Para compra da casa própria;
  • Liquidação de dívidas.

É importante ficar atendo a documentação necessária para realizar o saque. Cada situação requer um conjunto de documentos diferentes, consulte essa página aqui e saiba quais documentos são necessários para que você solicite o saque do fundo de garantia.

Após essas dicas, acredito que não tenha restado dúvidas com relação ao FGTS e a consulta de saldo. Caso necessite de auxílio, solicite através do formulário de comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>