Nome dos Estados Brasileiros: TODOS os Nomes e Siglas

Lista com o Nome dos Estados Brasileiros e suas siglas (UF), também suas respectivas capitais. Memorize com uma tabela o nome dos estados do Brasil

Você realmente conhece o país em que vive? Muitos brasileiros acham que conhecem o território nacional, porém quando questionados sobre quantos estados existem no Brasil ou a sigla do estado de Roraima, por exemplo, ficam cheios de dúvidas. Conhecer bem a geografia de sua terra natal é o primeiro passo para exercer a cidadania.  Neste artigo você vai conhecer melhor o nome dos estados brasileiros e suas respectivas siglas, além de um pouco de história sobre o nome de cada estado.

Logo de início vamos chamar as coisas pelo nome correto. As siglas dos estados brasileiros possuem um nome, Unidade da Federação (UF). É comum pessoas preencherem cadastros e formulários por toda vida sem nunca se questionar o significado do campo UF. Todo mundo sabe que UF representa a sigla do estado, mas o porquê é desconhecido pela grande maioria.

As unidades federativas do Brasil são entidades autônomas, cada uma possui o seu governo e sua constituição e todas as unidades federativas juntas formam a República Federativa do Brasil. Logo se entende o motivo da sigla UF.

Atualmente o Brasil possui 26 estados e um distrito federal. Não se esqueça disso! Essa é uma das perguntas mais comuns em vestibulares por todo Brasil.

Nem sempre o Brasil teve 26 estados, esse número foi crescendo ao longo dos anos e principalmente com a mudança entre governos. A alteração mais recente foi à divisão do estado de Goiás, que deu origem ao estado do Tocantins, o mais novo do Brasil. A imagem abaixo mostra a evolução dos estados do Brasil ao longo dos anos.

Estados do Brasil

Evolução dos estados ao longo dos anos.

A imagem acima pode ajudar você a memorizar melhor a formação dos estados brasileiros.

Nome dos estados Brasileiros

Para facilitar a memorização do nome dos estados do Brasil e também a sua sigla, criei uma tabela representativa. Na tabela você pode conferir o nome do estado, a sua sigla e a sua capital. Uma tabela importante para ajudar você a estudar para a prova.

Nome do estadoSigla do estado (UF)Capital
AcreACRio Branco
AlagoasALMaceió
AmapáAPMacapá
AmazonasAMManaus
BahiaBASalvador
CearáCEFortaleza
Distrito FederalDFBrasília
Espírito SantoESVitória
GoiásGOGoiânia
MaranhãoMASão Luís
Mato GrossoMTCuiabá
Mato Grosso do SulMSCampo Grande
Minas GeraisMGBelo Horizonte
ParáPABelém
ParaíbaPBJoão Pessoa
ParanáPRCuritiba
PernambucoPERecife
PiauíPITeresina
Rio Grande do NorteRNNatal
Rio Grande do SulRSPorto Alegre
Rio de JaneiroRJRio de Janeiro
RondôniaROPorto Velho
RoraimaRRBoa Vista
Santa CatarinaSCFlorianópolis
São PauloSPSão Paulo
SergipeSEAracaju
TocantinsTOPalmas

Com essa tabela você é capaz de responder praticamente qualquer pergunta sobre os estados de nosso país. Para você se tornar ainda mais proficiente com relação aos estados, abaixo encontrasse o significado dos nomes de cada território.

Significado do Nome dos Estados do Brasil

Já se perguntou por que o seu estado possui esse nome? Na maioria das vezes o nome possui relação direta a alguma característica local. É bastante curioso conhecer o significado de cada nome, pois assim você entende um pouco mais dessa cultura tão diversificada que é o Brasil.

Regiões do Brasil Mapa

Regiões do Brasil

Acre – Nome derivado de Aquiri, originado devido à forma que os exploradores usaram para escrever Umákürü, Uakiry, vocábulo do dialeto Ipurinã.

Alagoas – Do latim lacus, o nome devida da quantidade de lagoas e lagos que a região possui.

Amapá – Significado do nome ainda é controverso, pode representar “lugar da chuva” na língua Tupi ou no dialeto tupi jesuítico “terra que acaba”.

Amazonas – O nome do estado é proveniente do rio que banha a região, já o rio ganhou esse nome derivado da palavra indígena amassunu que significa “ruído de águas”.

Bahia – Nome em referência a Baía de Todos os Santos.

Ceará – Proveniente de “ciará” ou “siará”, o canto forte de um pequeno periquito da região.

Espírito Santo – Quando o donatário da região desembarcou nas terras, era domingo do Espírito Santo, e por isso nomeou a primeira vila de – Vila do Espírito Santo.

Goiás – Tem origem indígena e significa “indivíduo igual”, “pessoas de mesma origem”.

Maranhão – Outro estado com nome de origem controversa, o mais aceito é que seja original do tupi e signifique “rio que corre”.

Mato Grosso – Nome dado pelos bandeirantes que ao chegarem à região encontraram uma mata muito densa.

Mato Grosso do Sul – Original de Mato Grosso.

Minas Gerais – O nome é devido por inúmeras minas de metais preciosos que a região possui.

Pará – Do tupi, pa’ra, que significa Mar.

Paraíba – É um nome composto pela junção de dois termos tupi pa’ra, rio, e a’iba que significa, ruim. Logo o significado real é – rio impraticável para navegação.

Paraná – Significa “semelhante ao mar” devido ao volume de água do Rio Paraná.

Pernambuco – Do tupi “pa’ra’nã” com a junção “buka” que significa “Furo de mar”. O nome é uma referencia ao canal de Santa Cruz.

Piauí – Nome do tupi que significa “rio das piabas”

Rio Grande do Norte – Devido à presença do rio Potengi e seu grande volume.

Rio Grande do Sul – Por causa do canal que liga a lagoa dos Patos ao oceano.

Rio de Janeiro – Quando os portugueses chegaram a Baía de Guanabara acreditaram que se tratava de um grande rio, e como era Janeiro, resolveram nomear o local de Rio de Janeiro.

Rondônia – Em homenagem a Cândido Mariano da Silva Rondon que desbravou a região.

Roraima – Nome indígena para “serra verde” ou “monte verde”.

Santa Catarina – Possível homenagem a Santa Catarina de Alexandria.

São Paulo – Relacionado com a fundação do Real Colégio de São Paulo de Piratininga, que deu origem a cidade.

Sergipe – Origem tupi e significa “no rio dos siris”.

Tocantins – Origem tupi e significa “bico de tucano”.

Agora você além de conhecer o nome dos estados brasileiros, conhece a suas siglas e o significado de cada um dos nomes. Basta compartilhar essa página com seus amigos e garantir que sempre terá esse conteúdo para os estudos.

Atualizado em: 28/04/2013
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Um pensamento em “Nome dos Estados Brasileiros: TODOS os Nomes e Siglas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>