Rinoplastia: Cirurgia Plástica de Nariz

Conheça a Rinoplastia, a famosa Cirurgia Plástica de Nariz, e saiba como é possível diminuir o nariz através de uma operação simples.

O Brasil é um dos países com os maiores índices de cirurgias plásticas em todo mundo. Isso se deve não só ao fato de que o brasileiro é preocupado com sua aparência, mas também, com as facilidades em realizar essas cirurgias. Muitas clínicas oferecem diversas cirurgias plásticas parceladas, os médicos estão cada vez mais abertos a negociação e os brasileiros cada vez mais preocupados em corrigir pequenos defeitos estéticos que há alguns anos atrás não seria grande problema. A rinoplastia é uma das cirurgias estéticas mais comuns, a plástica de nariz como também é chamada, corresponde a uma parcela significativa das cirurgias estéticas do país, por isso nesse artigo vamos conhecer mais sobre esse procedimento e saber como funciona a operação.

A rinoplastia, ou plástica de nariz, é indicada para aqueles pacientes que desejam diminuir o nariz ou corrigir algum defeito na anatomia do nariz. Em grande parte dos casos a operação é realizada com o intuito de diminuir o nariz ou torna-lo mais fino. O cirurgião plástico é capaz de fazer diversas alterações como:

  • Aumentar o nariz;
  • Diminuir o nariz;
  • Afinar;
  • Ou corrigir defeitos na ponta e formato do nariz.

Rinoplastia: Cirurgia Plástica de Nariz

A operação é tão simples que o paciente pode voltar para casa no dia seguinte, porém a recuperação é dolorosa, principalmente para aqueles pacientes mais sensíveis. O pós-operatório é bastante desagradável esteticamente, o rosto fica bastante inchado e roxo. O nariz e a face ficam doloridos por dias, porém os resultados são tão bons, na grande maioria dos casos, que o paciente não se importa com a fase pós-operatória.

Infelizmente em todo procedimento cirúrgico existe riscos. É importante que um cirurgião plástico de confiança seja consultado e que o paciente tenha a absoluta certeza que deseja realizar o procedimento. Caso não tenha certeza se realmente deseja realizar o procedimento e/ou não se consulte com um médico de confiança, os resultados podem agravar o seu problema ainda mais.

Como funciona a rinoplastia

A plástica de nariz é um procedimento relativamente simples e sua realização depende exclusivamente dos objetivos pretendidos pelo paciente.  Ela possui como objetivo não só melhorar o aspecto visual e garantir uma melhor simetria do nariz com o formato do rosto do paciente, como também melhorar a respiração e corrigir disfunções que o paciente possa a ter.

O cirurgião basicamente pode corrigir as seguintes estruturas:

Dorso – O dorso nasal pode ser abaixado com escopro ou aumentado com enxerto.

Ponta – Pode ser afinada, retirando-se uma parte das cartilagens alares que a compõem, ou através de pontos internos.

Narinas – Podem se fechadas com incisão em sua parte inferior, retirando-se um segmento de tecido, ou através de sutura interna.

Septo – Pode-se retirar um segmento ou realizar incisões relaxantes, normalmente em seu lado côncavo do septo cartilaginoso.

O vídeo abaixo mostra em detalhes como é feira a rinoplastia em um paciente.

Preço da Rinoplastia

Como sempre, os valores vão depender dos objetivos do paciente, do hospital no qual se submeterá a cirurgia e também do estado que você se encontra. Muitas variáveis são analisadas pelo médico antes de passar um valor final ao paciente, porém em média o preço da rinoplastia é de R$ 2.000,00 até R$ 3.000,00. Esses valores são uma base para você, assim pode se preparar financeiramente antes de começar a pensar em realizar o procedimento.

Plástica para o Nariz Grátis

Apesar de o preço da plástica de nariz não ser tão alto como de outros procedimentos estéticos, ele ainda é inviável para a maioria dos brasileiros e por isso o SUS oferece o tratamento gratuito para os pacientes carentes. Mas vale lembrar de que só é possível realizar a plástica de nariz grátis, aqueles pacientes que comprovarem a necessidade real da operação. O SUS apesar de realizar procedimentos estéticos, prioriza pacientes com deformidades que atrapalham a sua vida em sociedade, isso significa que pequenas correções são raramente atendidas, porém com pacientes com problemas graves podem SIM conseguir o tratamento gratuito.

Plástica de Nariz Antes e Depois

O vídeo logo acima mostra como é realizada a plástica no nariz porém os fotos abaixo mostram o antes e depois do procedimento. Fica claro que a melhora é significativa, quem deseja recuperar a autoestima e melhorar a aparência, sem dúvidas esse é um procedimento vantajoso. Vale lembrar que bons resultados são obtidos apenas por médicos capacitados, não realize o procedimento em clínicas sem a estrutura adequada, você não só pode piorar o seu quadro como também correr riscos de vida.

Atualizado em: 21/10/2013
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>