Símbolos da Páscoa: Para Colorir e Significados

Conheça os significados dos Símbolos da Páscoa e encontre diversas imagens para colorir e ajudar os seus alunos a entender o significado desta data

Você realmente sabe o que é a páscoa? Muitas pessoas comemoram a data sem ter ao menos a ciência do que ela realmente representa. Isso acontece por estarmos familiarizados com apenas um significado da data, porém ela possui diversos significados dependendo exclusivamente da sua religião. Nesse artigo você vai entender o que realmente a data representa, além de conhecer os símbolos da páscoa e encontrar alguns desenhos para colorir.

O objetivo aqui é esclarecer a real importância da data para o cristianismo e também ajudar professores que desejam aplicar aos seus alunos os símbolos da páscoa para colorir. Para esses professores, disponibilizamos no final do artigo, diversas imagem em alta resolução para que vocês imprimam e entreguem aos alunos, ajudando assim a educação infantil. Já que a educação é o principal objetivo do Aprendda.

Símbolos da Páscoa: Para Colorir e Significados

Conheça os Símbolos da Páscoa

Real significado da Páscoa

É importante doutrinarmos as crianças desde a mais tênue idade sobre significado da data. Não digo isso com objetivos religiosos, mas sim históricos, pois essa é a data mais importante para Cristandade Católica, o que por si só demonstra a importância do evento em todo mundo.

O nome Páscoa deriva-se do hebraico e significa passagem. Esse nome se encaixa perfeitamente no que da data descreve, pois ela representa a Ressurreição de Jesus Cristo após sua crucificação.  A crucificação de Jesus representou a passagem do mundo dos vivos para o mundo espiritual e o consagrou como o messias.

A páscoa não possui uma data fixa no calendário, pois é baseada no calendário judeu, e este, era baseado nas fases da lua, o que acabou afetando a forma em que se calcula o dia da páscoa. Porém a data não é aleatória e foi escolhida para suprimir comemorações pagãs que eram realizadas na mesma época, já que os povos antigos comemoravam a chegada da primavera, uma época de abundância. Então o concílio de Niceia, no ano de 325 d.C resolveu estipular uma data que se encaixava com as comemorações já existentes. Ficou então decidido que a páscoa seria realizada no primeiro domingo após a lua cheia da estação da primavera. Isso no hemisfério norte.

Como mencionado anteriormente, o nome se encaixa perfeitamente na data, pois assim como representa a passagem de Jesus, também representa a passagem das estações e a chegada de uma época de abundância e prosperidade.

Então para aqueles que pensam que a data é somente para troca de ovos de chocolate ou lembrancinhas, saiba que o real significado é a chegada de um tempo melhor.

Símbolos da páscoa e significados

Diversos símbolos fazem parte da páscoa, cada um deles é carregado de misticismo e significado, além de uma extrema importância para os católicos. Para você entender o real significado de cada um deles, explicarei de forma detalhada os símbolos da pascoa cristã.

Ovos de páscoa – Esse é o símbolo preferido das crianças, pois logo o relacionam com os ovos de chocolate. Porém seu simbolismo é muito mais sutil, seu real significado é a ideia de um começo de vida. Povos da antiguidade presenteavam-se com ovos, pois isso era um desejo de boa sorte. Em todas as crenças antigas pregava-se que o ovo representava o renascimento, o que combina perfeitamente com a data.

Coelho – A representação do coelho é difícil de explicar a uma criança. O animal foi escolhido justamente pela sua grande fecundidade e por isso representa a Igreja, e seu poder em propagar a palavra de Deus.

Cordeiro – O cordeiro é o símbolo mais antigo e poderoso da igreja, ele representa a aliança entre Deus e o povo judeu. O antigo testamento relata que a comemoração da páscoa consistia em um sacrifício de um cordeiro a Deus, em agradecimento as graças recebidas.

Cordeiro também pode representar o próprio Jesus, pois ele morreu na cruz em sacrifício pelos nossos pecados.

Círio Pascal – Essa vela, que só é acesa no sábado aleluia, representa que Cristo é a luz dos povos. Na vela também estão gravados letras do alfabeto grego, alfa e ômega representando Deus como o princípio e o fim.

Girassol – Essa flor como sempre está seguindo o sol, foi escolhida para simbolizar a busca pela luz de Cristo.

Pão e Vinho – Representa a Eucaristia, simboliza a presença de Cristo constante entre os homens. Na antiguidade esse era o alimento mais comum e por isso sempre constante entre os homens.

Colomba Pascal – Este bolo em forma de pomba representa a vinda do espirito santo.

Sino – Geralmente são tocados no domingo de páscoa para representar a ressureição de Cristo.

Símbolos da Páscoa Para Colorir

Agora que você já conhece o real significado desta data tão importante, sabe o que cada símbolo significa, chegou a hora de escolher os símbolos para colorir. Muitos professores utilizam as imagens abaixo para criar dinâmicas e explicar aos seus alunos o que a data significa. Escolha a sua imagem e ajude na divulgação deste conteúdo tão importante.

Atualizado em: 28/04/2013
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Um pensamento em “Símbolos da Páscoa: Para Colorir e Significados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>