Cadastrar seu Blog no Yahoo, Bing e Google

Aprenda a Cadastrar seu Blog no Yahoo, Bing e Google e melhore o seu posicionamento na SERP. Seja o primeiro do Google com dicas simples de SEO.

Muitos blogueiros principiantes ficam desesperados para que os motores de busca encontrem os seus sites rapidamente e comecem a indexar as suas postagens. Poucos sabem que os motores de busca como Google, MSN ou mesmo Yahoo são capazes de encontrar o seu site automaticamente e indexar o seu conteúdo, caso seja relevante, de maneira automática e natural, sem a sua intervenção. Porém é possível acelerar esse processo enviando a URL de seu site ou blog para os principais mecanismos de busca, e assim acelerar o cadastro no Google e no Yahoo e vários outros mecanismos de busca.

Nesse artigo vamos explicar de forma sucinta, porém completa, como cadastrar o seu site no Google, Yahoo e Bing, já que são esses os três principais motores de busca do mercado. Após esse cadastro as ferramentas estarão aptas a indexar o seu conteúdo e assim começar a exibir os seus posts e artigos na SERP de maneira correta.

Antes de começar é primordial que você tenha na raiz do seu site um arquivo chamado robots.txt e dentro dele o conteúdo exemplificado abaixo:

User-Agent: *
Disallow:

Isso é importante, pois diz que todos os mecanismos de buscam podem acessar o seu site e indexar o conteúdo do mesmo. Caso você não tenha conhecimento sobre o arquivo robots.txt, recomendo a leitura do artigo que o Google preparou sobre esse arquivo tão importante para a configuração de nosso site.

Cadastrar seu Blog no Yahoo, Bing e Google

Com o arquivo robots.txt configurado corretamente, e adicionado de forma a ser acessível através da raiz do seu site, exemplo: www.site.com/robots.txt chegou a hora de começar a cadastrar o seu site nos mecanismos de buscar.

Cadastrar nos mecanismos de busca

Vale lembrar que em 99% dos casos não é necessário esse cadastro, pois os próprios mecanismos de busca descobrem os novos artigos e os adicionar em seu banco de dados automaticamente. Porém se você está notando que seu site não consta na SERP, é possível que as ações abaixo ajudem a contornar o problema.

Cadastrar seu site no Google

adicionar site no google

O formulário para inclusão de uma URL no banco de dados do Google está disponível neste endereço eletrônico aqui. Basta acessar esse site e digitar a URL de seu site e um comentário breve. Em seguida clicar em adicionar URL, seu site será submetido ao banco de dados do Google e começará a ser indexado normalmente.

Valem lembrar que quem possui uma conta no Webmaster Tools deve fazer o login para permitir o envio do link com maior facilidade, além de garantir um controle amplo sobre o site em questão.

Cadastrar site no Bing

adicionar site bing

Para cadastrar seu site no Bing basta acessar a seguinte URL e digitar o endereço de seu site no campo solicitado e depois as letras de confirmação. A imagem abaixo exemplifica o processo, claro que é importante que você também tenha uma conta na central do webmaster do Bing, pois assim você terá acesso a dados que ajudarão você a melhorar e otimizar o processo de indexação de seu site.

Depois de clicar em enviar, uma página de sucesso será exibida para você.

confirmação bing

Cadastrar seu site no Yahoo

Um dos mecanismos de busca mais antigos de todos é o Yahoo, apesar de pouco usado, é importante que seu site se encontre cadastrado nele, pois assim você facilita que o seu usuário encontre o que você escreve. Primeiro passo para se cadastrar no Yahoo é acessar esse endereço eletrônico aqui e escolher uma das formas disponíveis para o cadastro de seu site, você pode se cadastrar desde um diretório pago até o mesmo formulário oferecido pelo Bing. Tudo depende do seu desejo.

Conclusão

É importante ter o seu site cadastrado em diferentes mecanismos de busca, porém somente isso não garante que o seu site seja indexado e apareça em primeiro no Google ou outros mecanismos de busca. Para que isso acontece é preciso que você conheça bastante sobre SEO e tenha um conteúdo relevante ao seu usuário, cada dia que passa os mecanismos de busca estão ficando mais e mais exigentes com o tipo de conteúdo que exibem na SERP, se você escreve um site ou blog com um conteúdo de qualidade, possui um sitemap configurado corretamente, enviou sua URL aos mecanismos de busca e pensa na qualidade e usabilidade de seu site, possivelmente os mecanismos de busca o classificarão como um dos primeiros, caso o contrário você será apenas mais um dos esquecidos no limbo.

Atualizado em: 09/09/2013
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *