Como Fazer Cirurgia Plástica Pelo SUS

Conheça as Cirurgias Plásticas Pelo SUS. Realize Abdominoplastia , Redução dos Seios, Redução do Estômago e diversos tratamentos gratuitamente pelo SUS.

Conviver diariamente com problemas estéticos podem ser um verdadeiro tormento. Pessoas sofrem diariamente com problemas que seriam facilmente tratados com uma simples cirurgia plástica, porém a falta de condições financeiras e o desconhecimento que muitos possuem quanto ao funcionamento da saúde pública, obriga os usuários do SUS a conviverem com problemas estéticos graves por toda a vida. Esse artigo foi escrito principalmente para auxiliar a grande parte da população que convive com problemas estéticos, porém não possuem dinheiro suficiente para buscar um tratamento particular. Por isso esse artigo explica as vias necessárias para fazer uma plástica pelo SUS.

Primeiramente é importante lembrar que o tratamento de saúde gratuito é um direito do cidadão. Você brasileiro, possui o DIREITO de um tratamento médico de qualidade, mas infelizmente não observamos isso diariamente. Quem trabalha nos hospitais públicos convive constantemente com baixos salários, superlotação, equipamentos sucateados e descaso com do governo com o setor.  Por isso muitos não acreditam que o SUS realize procedimentos médicos que não sejam emergenciais ou de saúde básica.

Como Fazer Cirurgia Plástica Pelo SUS

É possível Fazer Cirurgia Plástica Pelo SUS caso você realmente necessite do tratamento

Porém o SUS trata as mais diversas áreas da medicina, e isso inclui a estética. É possível fazer cirurgias plásticas grátis pelo SUS, porém alguns quesitos devem ser levados em conta. Primeiramente as cirurgias devem ser feitas em pacientes cujo problema estético atrapalhe sua vida normal. Caso sua “deformidade” o impeça de trabalhar ou se relacionar com familiares e amigos, você é um candidato promissor ao tratamento gratuito. Outra forma de conseguir o direito a uma plástica gratuita pelo SUS é comprovar que a condição possa prejudicar a sua saúde, obesos conseguem realizar a redução de estômago gratuitamente pelos SUS (apesar de a redução não ser considerada uma cirurgia plástica).

Cirurgias plásticas aceitas pelo SUS

O SUS realiza apenas alguns tipos de procedimentos estéticos, você não pode realizar um procedimento apenas porque deseja ficar mais bonito(a). A cirurgia precisa trazer melhorias substanciais a sua vida, e não apenas uma simples correção estética. As principais cirurgias plásticas realizadas pelos SUS são:

  • Reconstrução mamária após remoção do seio com câncer;
  • Crianças com labioleporino;
  • Fendaplalatina;
  • Queimaduras que levaram a deformações;
  • Abdominoplastia para remoção de excesso de pele após cirurgia de redução estômago;
  • Deficiência ou deformidades no rosto;
  • Redução de mama (redução dos seios);
  • Redução de estômago (apesar de não se enquadrar como plástica);
  • Cirurgia plástica no nariz (alguns casos).

Como se pode observar, não são muitas as cirurgias plásticas cobertas pelos SUS, porém o paciente com qualquer deformidade ou problema estético que se sinta lesado ou prejudicado em sua vida cotidiana, deve procurar a secretaria de saúde de sua cidade e solicitar uma guia para se consultar com um especialista. Somente um especialista pode julgar se o seu caso é o não tratado pelo SUS.

Você sabia que adolescentes que sofrem com ACNE ou espinhas podem receber tratamento médico gratuito pelo SUS? O medicamento de alto custo conhecido como Isotretinoína pode ser recebido gratuitamente pelos SUS, basta a indicação de um dermatologista.

Cirurgias plásticas pelos SUS Rio de Janeiro

Quem mora no Rio de janeiro deve procurar a secretaria de saúde e se informar sobre os procedimentos estéticos realizados pela rede pública do estado. Os telefones da secretaria de saúde do Rio de Janeiro são:

Ouvidoria 0800-0255-525

Perícia medica 21 2332-6526

Cirurgias plásticas pelos SUS Rio de Janeiro

Se você vive no estado do Rio de Janeiro e precisa realizar uma cirurgia plástica ou reconstrutora pelos SUS, entre em contato com a secretaria de saúde do estado pelos telefones:

(11) 5071-9932

(11) 3066 8000

Cirurgias plásticas pelos SUS em Porto Alegre

Caso você viva na capital gaúcha, basta solicitar assistência especializada pelos telefones:

(51) 3289.2899

(51) 2105.2899

Lembre-se que a secretaria de saúde vai indicar a você o melhor caminho para conseguir uma cirurgia plástica gratuita, porém eles não fazem milagres, é necessário que você realmente tenha a necessidade da operação.

Cirurgias plásticas pelos SUS em Curitiba

Para você que vive em Curitiba, as chances de uma operação plástica reparadora são maiores. O SUS de Curitiba é sem dúvida um dos melhores de todo o Brasil. Se você ficou interessado em uma consulta pelo SUS em Curitiba, deve agendar uma consulta pelo telefone:

0800-6440041

Cirurgia Plástica Pelo SUS

Lembre-se que todas as secretarias de saúde vão encaminha você antes a um especialista, que avaliará o seu caso e confirmara a real necessidade de uma cirurgia plástica reparadora. Às vezes após uma gravidez, a mulheres fica flácida e possui problemas com celulites, isso pode prejudicar a sua vida, porém não ao ponto do estado pagar uma cirurgia reparadora para você, então nem adianta tentar tratamentos para celulite na rede pública de saúde.

Outro fator que sempre destaco aos meus pacientes que esperam tratamento pelos SUS é quanto à paciência. Você possivelmente ficará meses ou até mesmo anos até que o procedimento seja realizado de fato. Não desista e sempre compareça as consultas de retorno, só assim você terá a sua tão sonha cirurgia plástica.

Espero que com essas dicas você se sinta melhor e comece a encarar a sua vida com mais felicidade, pois já sabe que é possível reverter a sua situação e conquistar a sua tão sonhada forma física.

4 pensamentos em “Como Fazer Cirurgia Plástica Pelo SUS

  1. Minha foto

    Tenho ernia umbilical e ja fiz uma cirurgia de visicola e eu queria saber se tenho direito a abdominoplastia pra minha bariga melhorar a aparência ficou muito deformada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *