Como Criar Senhas Seguras

Aprenda como criar senhas seguras e se proteja dos perigos que a internet lhe oferece. Use um gerenciador de senhas e guarde suas senhas com segurança.

Preocupação de 10 entre 10 usuários da internet é com relação a suas senhas. Como as transações e autenticações na internet são feitas sem a interação de humanos, a forma encontrada para verificar a identidade de um usuário é usando senhas. Aprender a como criar senhas seguras é indispensável nos dias atuais, pois cada vez mais nossos dados estão trafegando pela rede, com isso as chances de danos ao escolher uma senha fraca aumenta a cada minuto.

Porque escolher uma senha segura

Você pode imaginar que não possui nada de interessante que um usuário mal intencionado possa querer, por isso perder tempo escolhendo e organizando suas senhas não é necessário. Errado! Redes sociais como Facebook, Orkut e Twitter coletam grandes quantidades de informação úteis a um criminoso.

Empresas como a Google sabem mais sobre você que a sua própria família. Dados como: o que você gosta, o que você procura na internet, que música gosta, quais sites visita, onde você esta agora e muitas outras informações são facilmente encontradas ao acessar sua conta.

Criminosos podem usar essa informação para aplicar golpes em você e/ou sua família, ou até mesmo se passar por você e realizar compras em seu nome.

Ainda não está convencido dos motivos que levam um usuário a criar uma senha segura? Aposto que não vai querer que ninguém tenha acesso ao seu e-mail, muito menos naquelas fotos enviadas ao seu amorzinho. 😉

O que é uma senha segura

Tudo bem, já sabemos que é obrigação de quem utiliza qualquer sistema online criar uma senha segura. Porém o que realmente é uma senha segura?

Existem duas formas de explicar essa pergunta, a primeira e mais complexa, envolve a matemática e os cálculos de criptografia assimétrica, possivelmente ninguém entenderia e eu não atingiria meu objetivo de ajudar você a escolher uma boa senha. A segunda forma, mais simples, é dizendo que – Uma senha segura é qualquer conjunto de caracteres que possua mais de 10 caracteres e possua entre eles caracteres especiais e também minúsculas e maiúsculas além de números.

De forma bastante simplificada isso é uma senha segura. Porém escolher uma boa senha é muito mais complexo que isso, mas se você seguir as dicas listadas abaixo com total certeza terá uma senha segura.

1.  Não use sequências! Todo mundo sabe que é fácil criar uma senha 123456 ou qwert, porém do mesmo modo que essa senha é fácil de memorizar, ela é fácil de quebrar. Usando algum programa de quebra de senha por força bruta, uma senha semelhante ao 123456 seria descoberta em apenas 1 segundo.

2. Não use nomes nem datas especiais. Realmente é bastante romântico usar a data se seu casamento como senha, porém isso é facilmente descoberto. Basta entrar em alguma rede social e a data de seu casamento estará lá. Nomes são outro problema, mesmo que o atacante não tenha acesso ao nome que você usou, ele possui um dicionário de praticamente todos os nomes existentes, o que torna a quebra de sua senha extremamente fácil.

3. Não use senhas relacionadas aos seus gostos pessoais. Time de futebol, música preferida, cor, filme favorito ou flor que mais gosta, não devem ser usados para compor uma senha. Basta à pessoa conhecer um pouco sobre seus gostos que a descoberta se torna extremamente fácil.

4. Não use senhas repetidas. Mesmo que você deixe de usar a senha anterior, criar uma senha semelhante pode lhe trazer sérios problemas. Além disso use uma senha diferente para cada serviço.

Agora você sabe o que uma senha segura NÃO deve ter. Chegou a hora de saber o que uma boa senha PRECISA ter para ser realmente segura.

1. Combine letras, números e símbolos especiais. É indispensável combinar todos os caracteres disponíveis ao seu alcance para atingir uma senha segura. Um exemplo para fixar a importância de uma senha longa e repleta de caracteres fica evidente na tabela abaixo.

Senha Tempo para descobrir através de força bruta
123456 1 segundo
12345678 1 minuto
abc123 30 minutos
AbC123 20 horas
AbÇ123 58 horas
AbC%;4-83# 197885 anos

Fica claro que quanto maior a senha e mais caracteres especiais ela tiver, mais tempo leva para que ela seja descoberta usando força bruta. Isso usando apenas 500 mil combinações por segundo.

2. Use letras maiúscula e minúscula. Já que você está usando caracteres especiais, utilize também letras maiúsculas, elas vão melhorar ainda mais segurança de sua senha.

3. Use senhas grandes. Todo mundo utiliza uma senha de 6 caracteres, isso é errado. Uma senha para ter o MÍNIMO de segurança aceitável, deve possuir 8 caracteres, o recomendado é senhas acima de 10 caracteres.

4. Crie regras mentais para suas senhas. Ao invés de tentar decorar uma senha segura, crie uma regra para gerar as senhas e assim memorize apenas a regra.

Como guardar minhas senhas

Você já entendeu a importância de manter a segurança de suas coisas, aprendeu como criar senhas seguras, mas agora vai aprender como gerenciar suas senhas. Criar uma boa senha é indispensável, porém quanto maior a segurança de suas senhas, mais difícil ela é de ser memorizada.

A solução para esse paradoxo é o uso de gerenciadores de senhas, programas especiais criados unicamente para armazenar e facilitar o trabalho de criar e usar a melhor senha possível. Um dos melhores gerenciadores de senha do mercado é o KeePass, um programa open source, totalmente grátis que permite não só gerenciar todas as suas senhas como também criar novas senhas e separá-las por categorias.

Além disso, o KeePass possui integração com os principais navegadores, o que facilita muito na hora de preencher a senha. Caso você queira integrar o KeePass com Google Chrome basta realizar o download do chromeIPass, um plugin que utiliza o KeePassHttp para integrar o gerenciador de senhas ao seu navegador de forma automática.

Muitos ficam na dúvida de como baixar e instalar o  KeePass em português, agora vou explicar como realizar a instalação do programa e como traduzi-lo para nossa língua.

Baixar e instalar KeePass em Português

Primeiro passo é acessar a página oficial do programa onde o link de download da última versão esta disponível, clique aqui para acessar essa página.

Na página que se abriu, clique no link da ultima versão disponível. A imagem abaixo mostra isso.

keepass download

Clique no link para baixar o KeePass

Ao clicar no link um download começará, quando terminar de baixar o programa faça a instalação como faria com qualquer outro programa do Windows. Ao concluir a instalação execute-o e você verá uma tela semelhante a essa da imagem abaixo.

tela inicial keepass senhas seguras

Tela em inglês do KeePass

Note que o programa está em inglês, para traduzir sua interface precisamos baixar outro pacote. Clique novamente neste link aqui e baixe o pacote de idiomas do KeePass em português. Um arquivo .zip será baixado para seu computador, descompacte o arquivo e coloque o seu conteúdo (um arquivo chamado Portuguese_BR.lngx) dentro da pasta de instalação do KeePass, normalmente encontrada em C:\Program Files (x86)\KeePass Password Safe 2

Feito isso, volte ao programa e clique em View > Change Language e na janela que se abriu selecione português.

keepass em português senha segura

Selecione nossa linguagem

O programa vai solicitar que você o reinicie, clique em sim e espere o KeePass reabrir porém desta vez totalmente em português do Brasil.

keepass em português do brasil

KeePass totalmente traduzido para português

Caso ainda reste alguma dúvida, recomendo o vídeo abaixo.

Agora você já pode considerar que possui senhas seguras e que está protegido na internet de diversos ataques. A primeira linha de defesa sempre é uma boa senha, agora basta você utilizar serviços de confiança e nunca terá problemas online.

Não se esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais.

Atualizado em: 28/04/2013
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *