Como Liberar Portas do Modem

Saiba como liberar portas do seu modem facilmente, crie um servidor de jogos ou web em sua própria casa. Libere portas de seu computador em minutos.

Atualmente vivemos em um mundo tecnológico, a sociedade atual é totalmente dependente da tecnologia, e junto com essa tecnologia, a internet possui um papel importante nas relações humanas. O problema é que a tecnologia avança a passos largos e o conhecimento da população sobre a mesma ainda engatinha. Por isso sempre que consigo respondo dúvidas relacionadas à tecnologia com maior prioridade, já que as julgo importantes. Uma dúvida recente que se abateu sobre um dos nossos leitores, foi sobre a configuração de um modem, precisamente sobre a liberação de portas do modem. Para elucidar a questão, nesse artigo exemplifico como é possível liberar uma porta de um modem e também como realizar um redirecionamento de portas para um IP.

Vale lembrar que, apesar do modelo de modem utilizado no artigo ser (possivelmente) diferente do seu, as configurações seguem um padrão, possivelmente elas estarão no mesmo local no painel administrativo de seu modem ou em um local próximo. Tenha em mente que as configurações podem variar ligeiramente de um modem para o outro, porém sempre serão incrivelmente semelhantes.

Liberar portas Modem Technicolor e TP-LINK

Para essa explicação testei em um modem/roteador Technicolor TD5130 e um TP-LINK TD-W8901G, ambas as configurações são semelhantes, por isso basta seguir o tutorial e procurar em seu modem por uma opção semelhante.

Lembre-se que o objetivo do artigo é liberar uma porta do modem e redirecionar a requisição para um IP da sua rede. Imagine que você possua um servidor web, ou um jogo, e queira que ao ser solicitado algo na porta 8888 de seu IP público, a requisição seja redirecionada para o IP local 192.168.1.10. Assim uma máquina local de sua rede pode tratar solicitações no seu IP público, e a sua porta será liberada a acesso remoto. Isso é muito útil para criar servidores de jogos ou servidores web na sua própria casa.

Primeiro passo é acessar a área administrativa de seu modem/roteador. Geralmente isso pode ser feito digitando 192.168.1.1 em seu navegador web favorito. Vai ser aberta uma página semelhante à da imagem abaixo.

login modem

Note que é solicitado o usuário e senha de seu roteador, por padrão o usuário e senha são admin, no meu caso como uso a GVT, o usuário e senha do meu modem GVT é admin e a senha gvt12345. Depois de logado você verá uma página semelhante à da imagem abaixo.

modem technicolor

Agora chegou a hora de ir na opção mais importante desse tutorial, clique em Advanced, no menu que se abriu clique em NAT e no menu a seguir clique em virtual server. A imagem abaixo mostra que já tenho dois servidores criados, um para páginas web e outro para um game. Para adicionar outro virtual server basta clicar em add e preencher os campos solicitados e em seguida clicar em apply. A imagem abaixo ilustra bem isso.

virtual servers

liberar porta modem

No meu caso, usando o Technicolor TD5130, os campos solicitados são:

Virtual Server – Marque a caixa de seleção para ativar a sua regra.

Rule Name – Um nome qualquer para facilitar a identificação da regra por você mesmo.

DSL Interface – Deixe pppoe mesmo.

Public Port – A porta que você gostaria de responder. Lembre-se que o serviço precisa estar escutando essa porta, se for um jogo, a porta normalmente é pré-definida basta colocar ela aqui.

Private Port – Repita a Public Port.

Protocol Type – Eu geralmente deixo TCP/UDP, isso vai depender do seu objetivo.

IP Address – IP do computador que vai responder o serviço, ou seja, o IP local de onde o servidor web ou o game está sendo executado.

Time Schedule – Deixe Always.

Note que na imagem abaixo possuo agora três regras e três portas liberadas em meu modem, quando alguém acessar o meu IP público, no formato IP:porta, ele será redirecionado para o serviço correto. Se eu quiser que um amigo entre em um site que está hospedado em meu computador, basta passar para ele o endereço do meu IP seguido da porta, exemplo: http://200.85.66.100:8080.

servidor de jogos

É simples ou não?

Atualizado em: 17/03/2014
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *