Como Montar Cubo Mágico: Vídeo-Aula Completa

Quem Aprender Montar um Cubo Mágico? Confira esse guia COMPLETO para Resolver o Cubo de Rubik e solucione um dos quebra-cabeças mais famosos do mundo.

Um dos meus passatempos preferidos é o Cubo Mágico, um quebra-cabeça que ganhou fama nos últimos anos devido à crença de que é preciso ser um gênio para resolver o cubo mágico. O que poucos sabem é que não é preciso genialidade alguma, e sim uma boa memória, além de tempo disponível para treinar e decorar as combinações necessárias para chegar à solução.

Nesse artigo você vai aprender não só um pouco da história do cubo mágico, como também descobrir como é possível resolver o quebra-cabeça, apenas seguindo uma lista de passos pré-definidos.  Aproveite esse tutorial e impressione seus amigos.

História e Origem do Cubo Mágico

O verdadeiro nome do Cubo Mágico é cubo de Rubik, em homenagem ao seu criador Ernõ Rubik, no Brasil o nome cubo de Rubik não fez tanto sucesso e poucas pessoas o conhecem por esse nome. O brinquedo foi inventado em 1974 e logo no mesmo ano ganhou o prêmio de Jogo do Ano, tornando-se assim um dos brinquedos de maior sucesso da década de 80, símbolo absoluto desta época.

Como Montar Cubo Mágico: Vídeo Aula Completa

A solução do Cubo Mágico desafia muitas pessoas.

Não pense que o seu criador era um gênio na arte de resolver o quebra cabeça, a primeira vez em que ele tentou encontrar uma solução, demorou cerca de um mês para finalizar e conseguir completar todas as cores.

O brinquedo atingiu tanta notoriedade que hoje é considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, possui atualmente cerca de 900 milhões de unidades vendidas. A explicação para esse sucesso vem basicamente de dois fatores. Primeiro fator é a simplicidade das regras, basta embaralhar o cubo mágico que o game já começa, o objetivo do jogador é tentar encontrar uma solução para que todas as cores voltem a se organizar. Simples e conciso.

O segundo motivo do sucesso estrondoso, é o desafio. Os jogadores ao iniciarem uma partida sabem que a solução está ali diante de seus olhos, porém não conseguem a encontrar.  Desafios entre amigos aumentam ainda mais a disputa.

Como Montar o Cubo Mágico Vídeo-Aula

Para resolver o seu cubo mágico é necessário apenas seguir o tutorial abaixo com atenção.  Nele é explicada a forma mais simples possível para chegar à solução do problema, cada vídeo encontra-se em sequência e por isso é importante assisti-los em ordem, só passando ao próximo quando conseguir finalizar os passos solicitados.

Não se engane, pois mesmo com as aulas, a solução levará algum tempo. O segredo é não desanimar e sempre continuar prestando atenção ao que o instrutor solicita.

Manual de Como Montar Cubo Mágico

Se você assim como eu gosta de ler, ao invés de assistir uma vídeo-aula, separei um manual em texto e todo ilustrado que ajuda guiar você durante a montagem do cubo. Leia cada passo com atenção e siga os exemplos disponíveis nas imagens para que encontre a solução do problema.

Para começar a resolução do problema você vai completar apenas uma cor do cubo. Faça isso sozinho, pois é simples, porém em algum momento você vai encontrar alguma peça que não se encaixa. As quatro seguintes situações abaixo podem acontecer. Caso se depare com alguma delas, basta seguir as instruções da imagem e completar a solução da face em questão.

Dica Importante: Sempre segure o seu cubo na mesma posição. Não gire o brinquedo em sua mão, mantenha-o sempre fixo. Pode parecer bobo, mas é fácil de perder-se e começar girar o quebra-cabeça em todas as direções.
montar cubo rubik

Instruções para encaixar a última peça da face

Agora você possui a parte superior de uma cor única. Próximo passo é fazer com que as cores da borda, em torno da face montada, correspondam com a cor do centro. Isso vai criar uma forma em T como mostrado na imagem abaixo.

cubo rubik face em T

Existem duas soluções para chegar a esse ponto. A imagem abaixo explica como resolver o problema.

montar cubo rubik face 2

Mudar a posição de 1 e 2

Mudar a posição de 1 e 2

Mudar a posição de 1 e 2

A próxima etapa é completar duas camadas do cubo. Tal como mostrado abaixo.

cubo mágico duas camadas

Para chegar a esse objetivo você precisa virar o cubo de cabeça para baixo. A forma T agora ficou de cabeça para baixo. Outra vez existem dois métodos para atingir o próximo objetivo. Você talvez necessite utilizar um ou ambos os passos listados abaixo para que esse ponto esteja concluído.

montar cubo rubik face 2

Trocar posição 1 e 2

solução rubik

Trocar posição 1 e 2

Agora siga o próximo conjunto de movimentos para conseguir uma forma de cruz na parte superior do cubo, conforme indicado abaixo.

movimento cruz

Siga os movimentos ate se formar uma cruz

Próximo passo para montar o cubo mágico é fazer com que os cantos correspondam com as corres laterais. Para atingir esse objetivo, você deve alinhar um canto por vez, e ao escolher um lado mantê-lo fixo, pois ele será a sua referência.

alinhar os cantos

Para mover 1 para 2, 2 para 3 e 3 para 1

alinhar os cantos 2

Mover 1 para 3, 3 para 2 e 2 para 1

Quando os cantos estiverem corretos (mesmo que não nos lugares certos), agora você pode proceder com as face seguinte. Lembre-se que você possui um novo ponto de referência  o canto correto deve ficar onde a imagem indica Fixed.  Proceda com os movimentos.

corrigindo os cantos

Isso vai colocar os cantos em seu devidos lugares

Agora seu cubo deve se assemelhar a imagem abaixo.

cubo final

Você praticamente já terminou de solucionar o cubo mágico, porém ainda falta o último passo para alinhar as cores que faltam.  Siga os movimentos abaixo até que todas as cores se alinhem e o cubo se complete.

cubo mágico resolvido

Solução final

Possivelmente com um pouco de paciência você chegou à solução final. Agora é mostrar aos seus amigos que é um profissional. Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e desafie todos em campeonatos de cubo velocidade.

Atualizado em: 28/04/2013
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *