Desbloquear Modem 3G: Tutorial Todas Operadoras

Descubra como Desbloquear Modem 3G de Todas as Operadoras e saia dos preços abusivos que muitas ainda cobram. O desbloqueio é um direito seu.

Você sabia que as operadoras são obrigadas a vender aparelhos celulares e modens desbloqueados? No Brasil os aparelhos de telecomunicação devem ser vendidos desbloqueados, mesmo que você tenha um plano de fidelidade. A contratação de um plano com fidelidade não impede que você solicite o desbloqueio do aparelho, porém muitas operadoras ainda insistem em dificultar esse direito do consumidor. Além de pedirem prazos absurdos para realizar o procedimento, cobram taxas ilegais para realizar o serviço. Nesse artigo você vai aprender como desbloquear Modem 3G e garantir o seu direito como consumidor.

Segundo o regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações Art. 81.

§ 2º É vedada a cobrança de qualquer valor quando do desbloqueio de Estação Móvel.

Conheça os seus direitos com relação aos serviços de telecomunicação. Clique aqui e visualize a cartilha com os principais direitos dos usuários e obrigações das prestadoras de serviços de telecomunicações.

Isso significa que a operadora não pode cobrar nenhuma taxa para desbloquear o seu celular ou modem 3G. Mesmo assim a cobrança acontece por falta de conhecimento por parte dos usuários. Caso você solicite a sua operadora o desbloqueio, e ela exija um pagamento para realizar o serviço, você deve ligar para a central de atendimento da Anatel pelo telefone 1331 e efetuar uma denúncia, pois assim além de ser atendido prontamente, ajudará a acabar com essa prática.

Desbloqueando o Modem 3G Grátis

Existem duas formas de desbloquear modem 3G, a primeira delas é através de uma ligação para sua operadora, recomendo que você utilize esse método, pois além de simples, não necessita de conhecimentos avançados de computação, e é, o mais seguro de todos.

O segundo método é através de um programa que realiza o desbloqueio, esse último passo além de requerer conhecimento avançado de computação (você terá que atualizar o firmware de seu modem) é o mais complicado de todos, e remove a garantia do seu modem 3G, por isso não é o mais recomendado e só deve ser usado em último caso. A opção é sua.

Desbloqueando Modem 3G direto na operadora (recomendado)

ATENÇÃO: Esse é o procedimento mais recomendado, além de ser fácil, garante que seu aparelho continue na garantia. Sempre utilize esse método.

Para aqueles que desejam um procedimento simples e rápido para desbloquear seu modem, o passo abaixo é o recomendado. Nesse passo você vai efetuar uma ligação para sua operadora de internet 3G e solicitar a remoção do bloqueio, eles confirmarão alguns dados do titular da conta e em seguida, vão realizar a liberação de sua conta. Tudo simples e rápido, porém é importante ter em mente algumas coisas antes de iniciarmos o tutorial.

1. Ligue para operadora certa. Parece piada, mas muitos cometem o erro de ligar para operadora errada, com isso além de perder tempo, ficam envergonhados e acabam desistindo do processo.

Abaixo separei os telefones das quatro principais operadoras de internet 3G do Brasil. Confira no modem qual a operadora que você utiliza e ligue para o número que conta aqui.

  • Telefone Claro: 1052
  • Telefone Vivo 3G: 1058
  • Telefone TIM 3G: 1056
  • Telefone Oi 3G: 10314

2. Tenha em mãos todos os documentos que serão solicitados pelo atendente. É importante que você se atente a isso, além de garantir que o processo funcione corretamente, ter todos os documentos agiliza o processo e diminui as desculpas que o atendente possa a ter para não realizar o processo.

Tenha o CPF, RG, Comprovante de endereço, última fatura da internet 3G e o modem que deseja desbloquear. Outro dado IMPORTANTE é o número IMEI de seu aparelho. Geralmente ele é encontrado no fundo da caixa em que o modem é vendido ou do próprio aparelho.

3. Não caia na desculpa de que o processo não pode ser realizado pelo telefone. Além de ser possível sim, realizar o procedimento pelo telefone, é extremamente simples e rápido. Caso o atendente se recuse a realizar o procedimento, você deve reclamar junto a Anatel.

Vamos começar o desbloqueio do modem. Primeiro passo, ligue para sua operadora e fale com um atendente. Geralmente a opção correta é Serviços e depois Desbloqueio de aparelhos. Solicite que ele que realize o desbloqueio de seu modem 3G, caso ele reclame ou diga que você ainda se encontra em algum plano de fidelidade, retruque dizendo que quer apenas realizar o desbloqueio, e que a fidelidade pode continuar.

Ele vai confirmar alguns dados como, IMEI do modem 3G, CPF do titular da linha, RG, data de nascimento e alguns outros dados pessoais da conta. Confirme cada um deles.

Se tudo ocorrer bem o atendente então vai lhe passar uma senha para que desbloqueie o aparelho. Além da senha o atendente também vai lhe informar o passo a passo para desbloquear o seu modem (isso depende do modelo), é importante seguir o que ele solicita a risca.

Depois de seguir os passos que o atendente lhe orientou, o seu modem já esta desbloqueado. Simples, fácil e grátis.

Desbloqueando Modem 3G com Programa (não recomendado)

Às vezes os atendentes fazem corpo mole e não querem proceder com esse direito do consumidor. O recomendando é ligar para Anatel e/ou acessar o site da agência e proceder com uma denúncia.  Assim, além de ser prontamente atendido, a operadora será obrigada a melhorar a qualidade do serviço como um todo.

Se você não tem paciência ou tempo para esperar, pode utilizar um dos muitos programas disponíveis no mercado para desbloquear um celular ou modem. Apesar de ser preciso conhecimento técnico para realizar o procedimento e ainda eliminar a garantia de seu aparelho, muitos ainda usam essa técnica. Caso seja um deles, basta seguir os passos abaixo.

Primeiro passo é encontrar o número IMEI de seu modem 3G, ele fica na parte de trás de seu aparelho ou na caixa do produto. O numero é composto de 15 dígitos, anote esse número, pois será importante para as próximas etapas.

Segundo passo é acessar esse site aqui e digitar na caixa onde esta escrito Enter your IMEI o código IMEI de seu modem, logo em seguida clicar em Calculator como mostrado na imagem abaixo.

imei modem 3g

Digite o IMEI de seu modem 3G

Pronto o sistema vai gerar dois códigos para você desbloquear o seu modem 3G. Lembre-se de anotar esses números. Confira o exemplo na imagem abaixo.

código de desbloqueio modem 3g

Anote esse código

Agora você precisa realizar o download de um programa para utilizar os códigos gerados. Para isso basta clicar neste link aqui e fazer o download de um programa chamado HUAWEI MODEM Code Writer. Esse programa é o responsável por atualizar o seu modem 3G e remover o bloqueio, que por lei, já deveria ser removido de fábrica.

Atenção: A partir de agora é importante se desconectar o modem da internet. Não remova o modem, apenas desconecte da internet usando o discador.

Depois de baixar o programa execute-o. Basta dar um duplo clique em seu ícone. Confira a imagem abaixo.

HUAWEI MODEM Code Writer

Duplo clique para executar o programa.

Com o programa aberto, clique em Please Select Com Port, ele deve mostrar a opção de seu modem, selecione o aparelho e clique em Accept. (Se não estive visualizando o seu modem 3G, é porque está conectado a internet ou esqueceu-se de deixar o aparelho em alguma porta USB) Confira a imagem.

modem 3g conectado

Agora você deve clicar em Unlock Modem. O Programa vai solicitar os códigos gerados anteriormente no site. Primeiro digite o Unlock code, confira a imagem.

Desbloquear Modem 3G

Digite o Unlock code é pronto!

Pronto seu modem esta desbloqueado! Sim amigos, agora já é possível utilizar qualquer operadora. Pode fechar as telas do programa e voltar a usar o seu modem.

Agora recomendo outro procedimento, você já pode utilizar o chip que quiser, porém ainda precisa atualizar o firmware de seu aparelho, até porque o discador de seu modem ainda é o da operadora antiga.

Entre neste site aqui e faça o download do firmware da sua nova operadora, observe que no lado esquerdo existe o link para todas as operadoras do Brasil, basta clicar e baixar o programa de atualização. Depois de baixar e só instalar o firmware, para isso execute o programa baixado e ele automaticamente fará a atualização.

Como mostra esse artigo, é extremamente simples realizar o desbloqueio de seu modem 3G, porém muitos usuários ainda vivem presos em suas operadoras atuais pelo simples desconhecimento do processo. Acredito que com esse tutorial tudo tenha se esclarecido e os novos usuários possam remover as amarras que a sua operadora impõem.

Caso tenha restado alguma dúvida, assista ao excelente vídeo abaixo.

Não se esqueça de compartilhar o artigo e divulgá-lo, assim ajudar mais pessoas com o mesmo problema.

Atualizado em: 28/04/2013
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Um pensamento em “Desbloquear Modem 3G: Tutorial Todas Operadoras

  1. Minha foto

    Oi Renato, é bom ter pessoas igual a vc na Web, abre caminho p quem é menos entendido em tcnlogia, achei ótimo o seu tutorial informativo e c certeza tem outros ótimos. Obgdo de: Sergio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *