Drivers Placa de Vídeo: GeForce, Radeon e Intel

Aprenda a baixar os principais Drivers de Placa de Vídeo (GeForce, Radeon e Intel) e não tenha medo de formatar o seu computador.

Quantas vezes você já precisou formatar seu computado ou notebook, e sofreu muito para encontrar os drivers apropriados para o sistema? Infelizmente isso acontece com a grande maioria dos usuários, o problema é tão rotineiro que esse é um dos temas mais solicitados aqui no Aprendda. Se é difícil encontrar os drivers básicos do sistema (como o de áudio, rede e alguns da placa mãe), imagine os drivers de vídeo. Para evitar que os usuários sofram horrores buscando o local correto para realizar o download dos drivers apropriados do seu sistema, resolvi criar esse artigo que explica de forma detalhada onde você pode encontrar os drivers das principais placas de vídeo do mercado. Confira!

Atenção: Devido à ignorância de muitos usuários, vejo constantemente alguns desinformados xingando o sistema operacional por não reconhecer o novo dispositivo automaticamente. Isso é errado, lembre-se que a responsabilidade de criar os drivers é da empresa que criou o hardware. A empresa que fabricou sua placa de vídeo é que deve disponibilizar o software correto para o seu sistema operacional, e não o contrário.

Primeiramente deve-se intender o que é um driver e porque ele é indispensável para o bom funcionamento do seu hardware. De forma sucinta, um driver é um pequeno programa que serve como tradutor entre o hardware de sua placa de vídeo e o sistema operacional. Lembre-se que cada versão do hardware requer comandos e instruções diferentes para executar as mesmas tarefas, o sistema operacional não deve e nem conhece como o hardware da sua placa de vídeo foi construído, e por isso, não sabe os comandos que deve enviar para que a placa funcione.

Sabendo disso as empresas que desenvolvem sistemas operacionais, (Windows, Linux, MS-DOS, Unix, FreeBSD, OSX, etc…), criam uma linguagem de auto nível para se comunicar com o hardware em questão, e os fabricantes do hardware, pegam essa linguagem e traduzem-na com um software intermediário, assim o hardware funciona perfeitamente mesmo sem o sistema operacional saber exatamente como ele foi construído.

Pense nos drivers como interpretes, eles fazem com que duas pessoas com línguas diferentes se comuniquem sem problemas, pois o interprete traduz as frases e a conversa flui normalmente.

Download Drivers GeForce

Quem possui uma placa de vídeo da família GeForce, produzida pela NVIDIA, deve acessar o seguinte endereço eletrônico para realizar o download dos drivers apropriados. Após clicar no link mencionado acima, uma página semelhante à imagem abaixo será aberta, nela você pode selecionar os dados de sua placa de vídeo e assim encontrar o driver correspondente.

drivers geforce

Na imagem abaixo eu seleciono o modelo correspondente a minha placa, e após clicar em procurar, ele me retorna o driver compatível ao meu modelo, basta clicar em baixar que o software completo será descarregado em meu computador.

drivers geforce 2

Download Drivers Radeon

Se você possui uma placa de vídeo Radeon produzida pela AMD, basta clicar neste link e realizar o mesmo procedimento listado acima. Selecione o modelo de sua placa no formulário disponível e clique em Display Results. Lembre-se que você também pode utilizar o utilitário de detecção automática, para isso basta clicar no link à direita (na mesma página) Automatically Detect and Install. A imagem abaixo ilustra o formulário de busca.

drivers radeon

Na página que foi aberta basta clicar no nome do driver para começar o download.

Drivers de Vídeo Intel

Geralmente quando você compra um computador novo, e a placa de vídeo é onboard, e a grande maioria é da Intel. Por isso é importante ficar atento às configurações de seu computador antes de realizar a formatação. Caso você tenha uma placa de vídeo da Intel, basta acessar esse endereço eletrônico aqui e seleciona no menu a configuração de sua placa gráfica. A imagem abaixo ilustra bem isso.

drivers intel

Depois de clicar em pesquisar, a lista com os drivers correspondentes será exibida, clique no nome do driver correspondente ao seu sistema operacional e o download será iniciado automaticamente.

drivers intel 2

Como você pode ter notado os fabricantes sempre disponibilizam em seus sites a ultima versão dos drivers importantes para o bom funcionamento de sua máquina, o problema e encontrar esses sites. Como já deixei tudo mastigado para vocês, é importante que compartilhem esse artigo e assim ajudem mais e mais pessoas.

Atualizado em: 27/11/2013
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *