Enem: O que é e como Fazer a Inscrição

Aprenda Fazer a inscrição no Enem e entenda o que é esse programa do governo que atrai milhões de estudantes. Gabarito, Resultado e Cálculo de notas.

Enem é sem sombra de dúvidas o programa do governo federal de maior popularidade no momento, e o motivo é simples – o Enem é um programa que permite alunos adentrarem em uma universidade pública ou particular através de bolsas de estudo oferecidas pelo governo em subprogramas – o problema é que muitos alunos ainda confundem o Enem com outros programas federais. O objetivo desse artigo é explicar de forma DEFINITIVA o que é o Enem e como ele pode ajudar você a conseguir uma bolsa de estudos.

Apesar do programa não ter como objetivo a distribuição de bolsas de estudo, hoje o Enem é sinônimo de Bolsa de estudo grátis, isso graças ao SISU e ProUni. Nesse artigo você vai aprender a diferença entre esses programas, e saber o que de fato é o Enem, além de como realizar a sua inscrição no Enem.

Nesse artigo você vai aprender sobre os seguintes tópicos:

O que é o Enem?

Como Ganhar Bolsa de Estudos Grátis?

Como fazer inscrição no Enem?

Resultado do Enem

Como calcular nota do Enem?

Gabarito do Enem

O que é o Enem?

Garota estudando para Enem e Inscrição

Aprenda tudo sobre o Enem e como fazer sua Inscrição

Primeiro sempre é bom entender o que é o programa. Se você conhece a origem de alguma coisa, possivelmente compreenderá como proceder em diversas situações e também saberá a quem recorrer em caso de problemas.

O Enem é uma sigla que significa Exame Nacional do Ensino Médio, o programa não é recente, foi lançado oficialmente em 1998 com o único objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes que acabaram de sair da educação básica. Com essa avaliação o governo poderia direcionar melhor os recursos para áreas onde a educação estivesse deficitária. Porém como não é um exame obrigatório e os estudantes não ganhavam benefícios com ele, à taxa de participação era baixa se comparada com as edições atuais.

Para resolver isso, em 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou por mudanças e aprimoramentos, a principal alteração foi à integração do programa com o processo de seleção de diversas universidades federais. As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), possibilitaram que o aluno com bom desempenho no Enem pudesse pular a parte do vestibular, sendo então admitido em uma faculdade federal imediatamente.

Isso estimulou a busca dos alunos pela participação no programa, porém quando o governo anunciou o Programa Universidade para Todos (ProUni) a busca pelo programa explodiu, e o Enem se tornou a maior prova realizada no Brasil.

Como Ganhar Bolsa de Estudos Grátis?

É importante deixa claro que o Enem não oferece bolsas de estudos. Ainda é comum estudantes realizarem essa confusão e falarem besteira em diversos lugares por ai. O Enem, como foi dito anteriormente, é simplesmente um programa para o governo federal avaliar como anda a qualidade do ensino no Brasil, porém alguns brasileiros possuem uma mentalidade retrograda, que o impede de realizar uma ação sem que ela o beneficie de alguma forma.  Juntando isso com a já necessidade do governo em fomentar o acesso à educação superior, outros programas foram criados para o oferecimento de bolsas de estudo.

Esses programas fazem o uso da nota do Enem para distribuir bolsas e auxílios aos acadêmicos inscritos no sistema. É importante entender isso, pois muitos acreditam que o simples fato de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, já garante a concorrência em uma vaga. Se você apenas se inscreveu no Enem e não tentou vaga em outro programa como ProUni ou SISU, você não esta concorrendo a uma bolsa de estudos.

Depois de realizar a prova do Enem, é importante procurar realizar a inscrição em algum programa se auxílio como o ProUni e SISU, já escrevemos sobre esses programas aqui no portal, basta conferir um dos artigos abaixo e aprender mais sobre cada um destes programas.

Agora que você já possui fixado em sua mente que o Enem não distribui bolsas de estudo. Já sabe que para concorrer a uma bolsa de estudos é importante se inscrever em outro programa além do Enem, vamos nos aprofundar em como fazer a inscrição no Enem, pois esse é o primeiro passo para concorrer a qualquer bolsa de estudos, independente do programa que você escolheu participar.

Como fazer inscrição no Enem?

mulher sorrindo com resultado do enem

Entenda o cadastro no Enem e seu gabarito e sorria para o futuro.

Primeiro passo para fazer a inscrição no Enem e ler o edital do concurso. Sei que muito odeiam fazer isso, porém existe uma diferença notória entre o candidato que lê o edital, de um concurso para o candidato que não lê. Para ajudar os mais preguiçosos, resumi logo abaixo algumas informações importantes encontradas no edital do Enem, mas isso é apenas um auxilio, lembre-se que é importante ler minunciosamente o edital, e em caso de dúvidas, pergunte nos comentários deste artigo.

ATENÇÃO: Leia e faça o download do edital do Enem clicando neste link. Lembre-se que são dois arquivos, um para a redação e outro para o exame, basta clicar no banner ou no link correspondente.

Data inscrições do Enem

Primeiro fator a se ater no edital do Enem, é a data para realizar as inscrições no programa. O Exame Nacional do Ensino Médio segue um cronograma bastante rígido, o que significa que todo ano as datas são as mesmas ou próximas do ano anterior. Geralmente as inscrições do Enem são realizadas das 10h00min do dia 28 de maio às 23h59min do dia 15 de junho. As inscrições são sempre realizadas pela internet, através do endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, acesse esse site dentro do prazo de inscrição e preencha os dados solicitados.

Após acessar o endereço anterior informado, você verá uma página com os botões mostrados abaixo. Clique em Inscrição, como exemplificado.

inscrição enem

Na página que se abriu, são solicitados os dados referentes ao CPF e também a data de nascimento do candidato. Preencha todos os campos  e clique em Próximo.

cadastro enem

Próximo formulário solicitará que você preencha os dados  pessoais e também o seu endereço atual. É importante que os dados estejam corretos, pois é traves dele que o comprovante de inscrição será enviado pelos correios.

dados pessoais enem

Agora você precisa preencher os dados de contato. Complete o formulário conforme a imagem abaixo.

enem 2013

Agora você precisa confirmar os dados enviados. Se tudo estiver correto clique em Confirmar.

confirmação enem

Agora você precisa escolher os dados da prova. Escolha a língua estrangeira e o local de sua prova, não se esqueça de configurar uma senha para o acesso posterior ao sistema.

língua extrangeira enem

Confirme os dados enviados no formulário anterior, lembre-se de marcar o campo confirmado a língua estrangeira selecionada.

cadastro no enem

Agora confirme como você concluiu o ensino médio. Escolha e marca as opções correspondentes ao seu caso.

enssino regular enem

Preencha agora o questionário sócio econômico, são ao todo 16 questões, é longo, porém obrigatório. Depois de preenchido clique em Próximo.

sócio econômico

Agora confira os dados da sua inscrição. Veja se tudo ocorreu bem, se sim clique em Emitir GRU e imprima o boleto para o pagamento do ENEM.

emitir gru enem

Será gerado um boleto para pagamento.

gru enem

Lembre-se que a data das provas são 3 e 4 de novembro, sempre com inicio as 13h00min horário oficial de Brasília.

As inscrições são sempre realizadas pela internet através do endereço eletrônico mostrado acima. Caso você tente acessar o site fora do período de inscrição, uma página de erro será exibida, porém entre o dia 28 de maio e 15 de junho a página possui um formulário que deve ser completamente preenchido e enviado para que sua inscrição seja efetuada. Caso possua dúvidas no preenchimento do formulário, é só comentar abaixo que ajudaremos os candidatos com dificuldades.

Documentos para inscrição Enem

Segundo fato para se ater no edital do Exame Nacional do Ensino Médio, é sobre os documentos necessários para realizar a inscrição no Enem. É de suma importância que você providencie todos os documentos listados abaixo para que seja possível fazer sua matrícula. Os documentos abaixo são obrigatórios e o aluno precisa informar cada um dele no ato da inscrição:

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Endereço de E-mail válido (se não tiver leia aqui sobre como criar um e-mail para MSN);
  • Número de celular com DDD;
  • Preencher o formulário socioeconômico.
ATENÇÃO: O CPF é indispensável na hora de sua matrícula, sem ele é impossível realizar a inscrição. Caso não tenha leia aqui sobre como fazer CPF online grátis.

Valor da inscrição Enem

Terceiro e último fator importante que consta no edital do concurso, é o valor da inscrição e quem possui o direito a isenção. O governo federal sabe que nem todos os inscritos podem pagar o valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) cobrados pela inscrição no concurso, por isso possui algumas regras para que candidatos de baixa renda sejam isentos dessa cobrança.

Quem terminou o ensino médio em escola pública (ou escola particular com bolsa integral) e ainda declarou carência socioeconômica, possui o direito a isenção da taxa de R$ 35,00.

Quem já fez algum outro concurso sabe que o valor cobrado no Enem é simbólico, já que raramente você encontra um concurso público ou qualquer outro vestibular com um valor tão baixo. É importante salientar isso, pois as pessoas sem informação de qualidade acreditam que o governo esta lucrando com a prova. A taxa de trinta e cinco reais não cobre os gastos totais na organização da prova, isso é somente um auxílio ao governo.

Importante realizar o pagamento de seu boleto (Guia de Recolhimento da União) antes do dia 20 de junho, pois essa é a data limite para o pagamento, caso não consiga, sua inscrição será cancelada.

Dia de Prova Enem

Importante o candidato ficar atento a diversos detalhes com relação ao dia da prova do Enem, o primeiro detalhe que muitos esquecem é a data e horário. A data da prova do Enem é 03 e 04 de novembro, começando às 13h00min. Os portões são abertos a partir das 12h00min, isso significa que você possui apenas uma hora para entrar no local de prova e encontrar a sua sala. Não se atrase, pois os portões são fechados pontualmente as 13h00min e não será aceita nenhum tipo de justificativa com relação ao atraso.

IMPORTANTE: Volto a frisar esse ponto, o atraso no Enem é injustificável, todo ano vemos milhares de alunos perderem a chance de realizar a prova pelo simples fato de se atrasar.  Se você chegar as 13h01min não poderá entrar e perderá a prova. Recomendo chegar com duas horas de antecedência, ou seja, esteja no local indicado para realizar a prova as 11h00min.

Fique atento ao local de prova, você receberá em sua casa através dos Correios, o Cartão de Confirmação de Inscrição no Enem e nele será listada a data e o local da prova. Caso não receba esse cartão, você também pode imprimir o local de prova através do endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova

Na hora da prova é importante ter esse cartão em mãos, pois ele é o seu comprovante de inscrição, além de conter dados importantes como número da inscrição, língua estrangeira escolhida, data e local de prova.

Outro ponto importante é com relação ao que levar para realizar a prova. A única coisa que você pode utilizar para responder a prova, é uma caneta esferográfica de cor preta e de material totalmente transparente.

Outra vez para fixação e garantir que os leitores do Aprendda não comentam erros. Você só pode utilizar no Enem uma caneta esferográfica, ou seja, nada de caneta tinteiro, caneta hidrográfica, canetões ou qualquer outro material que não seja uma CANETA ESFEROGRÁFICA. Outra vez, só pode usar caneta na cor PRETA. Se levar caneta azul, verde, vermelha ou qualquer outra cor que não seja PRETA, não poderá realizar a prova e será desclassificado.

DICA: Leve a sua caneta preta de casa, e junto com ela uma caneta reserva. No local de prova sempre existe pessoas vendendo canetas para os desavisados, porém o preço de uma caneta esferográfica Bic é de R$ 0,50 em qualquer papelaria, no local da prova, a mesma caneta é vendida a R$ 5,00.  Quem se prepara economiza dinheiro.

Documentos para levar no Enem

Os dois principais fatores que eliminam os candidatos do Enem no dia da prova são o atraso e a falta da documentação obrigatória. Espero que nenhum dos nossos leitores esqueça-se de levar algum dos documentos abaixo listados, pois sem algum deles, você será PROIBIDO de realizar a prova.

No dia do Enem você deve levar algum documento de identificação pessoal. Em quase 100% dos casos o documento a ser levado é a carteira de identidade, porém você pode levar algum dos seguintes documentos:

  • Carteira de identidade original (RG);
  • Cédula de identidade (RG) expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pela Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Dispensa de Corporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.

Lembre-se que a prova é longa, cerca de 5 horas e 30 minutos. Sempre é interessante levar algum chocolate ou barra de cereal para que você não sinta fome durante a realização da prova. Porém nada de fazer um piquenique na sala de aula, leve somente uma barra de cereal ou uma barra pequena de chocolate.

Seguindo essas recomendações não terá problemas no dia da prova.

pilha de livros e canetas exemplificando cálculo da nota enem

Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem

Resultado do Enem

Normalmente logo após a realização da prova os candidatos já começam ficar ansiosos para que o resultado seja liberado. Porém o resultado oficial do Enem leva tempo para sair, já o gabarito das provas é disponibilizado até o terceiro dia útil após a realização do exame.

Lembre-se que para acessar o resultado da sua prova é necessário que você tenha em mãos o número de inscrição e a senha de acesso ao portal ou o CPF e a senha cadastrada durante a inscrição no programa.

Para acessar o resultado oficial do Enem com sua nota final, basta acessar o endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/ e preencher o formulário com os seus dados pessoais. Lembre-se que a nota é dividida em áreas de conhecimento, em cada área a nota pode variar de 0 a 1000 pontos. Somente o Inep pode calcular a média final, pois isso leva em conta inúmeros fatores desconhecidos pelo público.

Candidatos com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes, por isso não adianta sofrer procurando uma fórmula mágica para encontrar sua média. Espere o resultado oficial.

Como Calcular nota do Enem?

Como disse anteriormente, é impossível calcular a nota exata do Enem, somente o Inep pode divulgar o resultado final com precisão. Isso acontece devido à nota não ser fixa, ou seja, não basta pegar o valor da prova e dividir entre as questões. O Inep possui inúmeros algoritmos que fazem o cálculo de média, para se ter um exemplo palpável de como o cálculo é variável, saiba que questões com um alto índice de erros valem mais, já questões com grande número de acertos são consideradas fáceis e por isso valem menos.

Além disso, a nota final é calculada com base na média global de desempenho. Basicamente isso significa que a nota máxima não é realmente 1000 pontos e sim a maior nota tirada no exame.  O Enem possui cinco notas, uma para cada arear do conhecimento, a média final do exame utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) uma modelagem estatística extremamente complexa que faz uma questão valer menos caso você erre outra questão que seja pré-requisito.

Sei que ficou confusa essa afirmação, porém e só imaginar o seguinte – Um aluno responde uma questão de multiplicação e outra de adição, se ele errar a questão de adição, a questão de multiplicação vai acabar valendo menos, pois o sistema assume que é impossível o aluno saber multiplicar sem antes aprender a somar, por isso ele acertou na sorte a questão.

O governo não divulga de forma precisa como é feito a conta, por isso a única forma é esperar o resultado final. Porém é possível ter uma ideia geral de seu desempenho. Quer saber como se saiu em comparação aos outros estudantes? Simples, basta comparar a sua nota com a tabela abaixo, aqui se encontram a menor e maior nota de cada área do conhecimento, basicamente se a sua nota for superior que a média geral, você se saiu bem.

Área de conhecimentoMenor notaMaior nota
Ciências da Natureza e suas Tecnologias301,1864,9
Ciências Humanas e suas Tecnologias295,6874,9
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias295,2817,9
Matemática e suas Tecnologias277,2955,2

Lembre-se, não se desgaste emocionalmente com relação ao cálculo da nota do Enem, deixe o resultado oficial ser divulgado.

Gabarito do Enem

Quem quer conferir suas respostas com o gabarito do exame, basta selecionar abaixo a cor de seu caderno e realizar o download do arquivo.

Primeiro dia (2012)

Segundo dia (2012)

É importante essa conferência, pois assim você retira um peso de sua consciência. O tempo ate a divulgação oficial do resultado é longo, por isso a conferência prévia e a comparação com a média nacional, pode lhe dar tempo para se preparar para disputar uma bolsa de estudos.

Caso tenha zerado alguma disciplina, ou mesmo errado uma quantidade muito grande de perguntas, não se desanime, pois como disse anteriormente o calculo é complexo e tudo pode mudar no decorrer da correção pelo Inep.

Atualizado em: 28/04/2013
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

3 pensamentos em “Enem: O que é e como Fazer a Inscrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *