Fazer Casa na Árvore: Construa a sua Própria Casa

Aprenda como fazer uma casa na árvore e agrade seu filho de uma forma que nunca feita antes. Tutorial para construir uma casa na árvore em poucos dias.

Se você perguntar agora a qualquer criança se ela gostaria de ter uma casa na árvore, 10 entre 10 delas responderá que fazer uma casa na árvore é o sonho dela. Observe que eu disse construir e não possuir. Isso não é simplesmente pelo fato de possuir a casa para brincar, mas sim as infinitas situações que ao construir e utilizar o “brinquedo” elas estão sujeitas a enfrentar.

Filmes, desenhos, livros e histórias em quadrinhos exibem constantemente grandes aventuras iniciadas em casas desse tipo. Crianças sonham em ter o seu próprio espaço para brincar e se divertir, já que isso é uma coisa rara hoje em dia nas grandes cidades. Por isso resolvemos criar esse artigo, nele você vai aprender como construir uma casa na árvore e descobrir que isso é muito mais que um local de diversão.

Aqui você vai aprender sobre os seguintes tópicos:

Por que fazer uma casa na árvore?

Materiais necessários para construir uma casa na árvore

Como construir a casa na árvore – Guia inicial

Fotos de casa na árvore para inspiração.

Por que fazer uma casa na árvore?

Começamos o artigo dizendo sobre as aventuras e situações que as crianças estão sujeitas a enfrentar ao construir a sua casa. Basicamente qualquer criança vai dizer que a melhor parte de se ter uma casa na árvore é a construção, porém se pararmos para analisar a situação em um prisma psicológico, será que a diversão que elas se referem é mesmo devido a bagunça na construção?

Para entender melhor o que falarei nessa seção lhe faço uma pergunta aos pais, qual foi a última vez que passou um tempo com seu filho? Qual a última vez que parou e brincou com ele sem precisar atender um telefone ou se preocupar com a correria do trabalho e da vida moderna?

Obviamente a maioria esmagadora dos pais vai responder que nem se lembram da última vez que brincaram com os filhos. Essa ausência cria um buraco afetivo difícil de preencher na vida das crianças, por isso a melhor parte de se ter esse tipo de casa é a construção, é o tempo que você e seu filho passaram juntos, se dedicaram lado a lado para finalizar um projeto. Agradar seu filho não é só entregar para ele uma linda casa na árvore, e sim construir uma você e ele, esse é o principal motivo para se construir uma casa deste tipo.

Materiais necessários para construir uma casa na árvore

Para alegar seu filho não é necessário muito investimento, materiais simples e pouco onerosos são a base para a construção de sua casa. Não falarei em número e nem em quantidades, isso depende do tamanho da casa que você planeja fazer. Falarei aqui do básico, dos materiais que sem eles você não pode nem começar, assim você terá uma ideia da dimensão do projeto e não terá surpresas na hora de finalizar o projeto.

A lista de matérias é:

Madeira – Pode ser tábuas ou madeira compensada, tudo depende do seu projeto. Geralmente a madeira compensada é mais barata, e por estar disponível em grandes placas, é fácil de manejar.

Pregos – MUITOS pregos! Você vai precisar de pregos de vários tamanhos e modelos, a sua construção vai ditar a quantidade e os modelos.

Ferramentas – Você vai precisar de ferramentas como – serrote, martelo, trena, esquadro, nível, serra elétrica, equipamentos de segurança.

Metal – Apesar de a madeira ser um componente de baixo custo e alta resistência, é recomendado utilizar vigas metálicas para reforçar a sustentação do assoalho da casa. Também cabos de aço podem ser necessários caso a árvore escolhida não possua galhos suficiente para garantir uma boa sustentação da base.

Parafusos – Existem parafusos especializados para madeira. Parafusos de madeira podem suportar até 2.700Kg de carga, quanto maior a resistência da casa melhor para segurança de seu filho.

Disposição e habilidade – Além dos materiais acima citados, você precisa de muita força de vontade para continuar o projeto. É obvio que você não vai concluir a construção em um único dia, além disso, a construção é cansativa e mesmo com os cuidados de segurança que tomará, possivelmente vai se cortar ou se machucar. Não se desanime ou deixe transparecer que esta fazendo isso a força, esse é o momento de mostrar ao seu filho que é o super-herói dele.

Como construir a casa na árvore – Guia inicial

É impossível ensinar você como construir uma casa na árvore usando apenas a escrita. Por isso separei alguns vídeos que ensinam a como começar e planejar a sua casa na árvore. Lembre-se que é importante assistir todos os vídeos antes de começar, além disso, recomendo que crie um esboço no papel de como deseja que seja o resultado final.

O esboço é importante pois ajuda a pensar de antemão em fatores como –  material necessário, como será projetado o suporte da casa e prever possíveis problemas de estrutura. Não precisa ser um arquiteto profissional e criar uma planta perfeita, apenas rascunhe o que deseja e assista aos vídeos, isso já será o suficiente para agradar o seu filho.

Fotos de casa na árvore para inspiração.

Separei aqui uma coleção com as mais belas casas na árvore que encontrei. Meu objetivo aqui não é mostrar para você que sua casa é inferior, pelo contrário, quero mostrar que você criou uma casa perfeita, porém pode passar ainda mais tempo com seu filho melhorando-a até chegar perto ou superar as fotos aqui ilustradas.

Quem conseguir criar uma casa na árvore usando as dicas encontradas aqui no Aprendda, não deixe de nos avisar e enviar uma foto de sua construção. As melhores fotos enviadas pelos nossos leitores serão adicionadas aqui no artigo.
Atualizado em: 03/05/2013
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

2 pensamentos em “Fazer Casa na Árvore: Construa a sua Própria Casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *