Fim do Facebook – Facebook vai mesmo acabar?

Será que o Facebook vai mesmo acabar? Confira minha opinião sobre um tema polêmico que divide muitos usuários atualmente.

Recentemente me engajei em uma discussão calorosa sobre o futuro do Facebook, muitos usuários dizem que a rede social do Mark Zuckerberg é imortal devido ao seu tamanho e popularidade, o problema é que outras redes também eram imortais e chegaram ao fim. Um exemplo recente é o Orkut, uma das maiores redes sociais do Brasil, eram comum às pessoas não terem documentos pessoais, mas terem uma conta do Orkut. Agora à rede social é um cemitério, nada mais está vivo por lá.

Mesmo assim muitos podem argumentar que isso foi um caso isolado, porém isso não é verdade. Os usuários de qualquer sistema não são leais a ele, se surgir algo mais novo ou de melhor qualidade, a migração será em massa. Outra coisa que poucos sabem é que a popularidade de uma ferramenta está diretamente ligada a sua vida útil. Não adianta ter um perfil em sua rede social que ninguém usa, pois você será o único por lá.

facebook acabar

Porém existe aquele velho ditado:

Pé que dá fruta é o que mais leva pedrada.

Isso se aplica também as redes sociais. O Facebook agora está passando por uma fase crítica, ele está morrendo. Porém seus números ainda são impressionantes. Ele ganha inúmeros usuários diariamente, mas a rede social chegou ao fim e o motivo é simples – ficou muito popular. Pense comigo, qual o objetivo de uma rede social? Não é conversar com amigos e fazer novas amizades? Cantar as mulheres e postar porcarias que encontra na internet? A grande maioria dos usuários usa para isso, mas ai tem um problema, com a popularidade da ferramenta, todo mundo a possui, não é mais legal postar aquelas fotos quando sua avó curte tudo que você faz.

O Facebook morreu, mas entre os jovens, ele nunca estevem tão popular entre os mais velhos, porém os adolescentes estão fugindo da ferramenta pelo simples fato de que a rede agora está cheia de familiares. A grande maioria quer fugir, ficando online, do convívio familiar e ter o pai a distancia de um post não ajuda nisso.

Muitos podem comentar que bastaria não adicionar a família na rede social, concordo, porém seus posts ainda estarão abertos a todos e inclusive a eles. Se você bloquear tudo, liberando apenas para amigos, raramente vai fazer novas amizades.

Fuga do Facebook

facebook

A solução para os jovens é começar a usar ferramentas alternativas que realizam o mesmo contato social. As principais escolhas entre os adolescentes são:

  • Twitter;
  • Tumblr;
  • Snapchat;
  • WhatsApp.

Essas ferramentas permitem uma interação social semelhante a do Facebook a distancia de um clique, pois a grande maioria delas está otimizada para os smartphones modernos.  Você pode bater papo com amigos usando o  WhatsApp, compartilhar fotos e ainda fugir do olhar julgador de sua família. É por isso que o Facebook está investindo tanto em outras redes sociais e ferramentas mobile.

Obviamente o tamanho do Facebook vai garantir a ele uma sobrevida, sem falar que o publico ativo atualmente (adultos) são os que realmente clicam nos anúncios dentro da rede social.

Não sabemos ao certo o futuro da ferramenta, mas julgando pela quantidade de relacionamentos que ele já destruiu, um destino digno seria o seu fim e a abolição do uso de seu nome em todo mundo.

Atualizado em: 07/01/2014
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *