Matérias ENEM: Grade de Conteúdo para Estudar Grátis

Conheça as Matérias do ENEM, entenda a Grade de Conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio, estude para o concurso e tenha um diferencial dos demais.

Estar preparado é o diferencial na hora de qualquer concurso, inclusive o Enem. Todos os brasileiros sonham em conseguir bons trabalhos, e as empresas estão cada vez mais exigentes na hora de contratar seus funcionários. Ter um curso superior já não é diferencial e sim uma obrigação dos candidatos que buscam um emprego, porém nem todos possuem condições financeiras para começar e terminar um curso superior, por isso o governo federal iniciou programas como o Enem, ProUni e tantos outros que são fomentos para educação superior no Brasil.

Nesse artigo você vai conhecer as matérias do Enem, e também conhecer o conteúdo que mais cai na prova. Entender como é feito a seleção dos candidatos e descobrir como melhorar suas habilidades para os estudos. Leia com atenção e ganhe um diferencial sobre os demais candidatos.

Atenção: Se você ainda não está familiarizado com o Enem, leia o artigo Enem: O que é e como fazer inscrição.

Nesse artigo você vai aprender sobre os seguintes tópicos:

Como é feita a seleção do Enem?

Matérias do ENEM

Provas anteriores do Enem para estudar

Como é feita a seleção do Enem?

Como é feita a seleção do Enem?

Entenda como é feita a seleção do Enem e como se preparar para ela.

Antes de começar a estudar para qualquer concurso é necessário compreender como a seleção dos candidatos é feita, isso não só ajuda você direcionar melhor os estudos, como também criar uma agenda para aperfeiçoar as horas dedicadas à busca de conhecimento. Não adianta estudar horas a fio para uma matéria que você gosta, se ela possui um peso baixo no Enem, conhecer como funciona a seleção vai garantir a priorização do conteúdo e assim a melhor organização da agenda de estudos.

Primeiro recomendo a leitura do artigo sobre o que é o Enem, nele fica claro a importância do exame e qual seu real objetivo, além disso, no artigo citado você pode encontrar dicas para se sair bem no dia da prova. Além de dicas sobre o programa. Ler o edital oficial também é importante para que você não cometa erros pelo simples fato de desconhecer as regras básicas do programa.

Um ponto importante é conhecer como é feita a seleção do Enem, os candidatos realizam uma prova de conhecimentos gerais divididas em dois dias, ao todo são quatro provas objetivas, cada uma delas possui 45 questões de múltipla escolha. Além das provas, o candidato é submetido a uma redação na qual diversos pontos como – domínio da língua escrita, compreender a proposta da redação, saber defender um ponto de vista de forma clara e objetiva, saber argumentar e saber respeitar os direitos humanos.

Como você notou a redação possui cinco áreas do conhecimento e cada uma dessas áreas pode receber uma nota de 0 a 200 pontos. Sua nota final é a soma das notas recebidas em cada área do conhecimento. É bom lembrar que sua redação será corrigida por no mínimo dois professores, isso garante imparcialidade e também uma garantia de que cada área será bem avalia.

A seleção ou classificação é feita pela ordem das notas. As maiores notas são as melhores classificadas no exame, vale lembrar que ao se candidatar em um programa para bolsas de estudo, como o ProUni, a sua nota é avaliada apenas para as opções que você solicitou, cada curso e cada instituição de ensino possui uma média para o corte. Uma nota em determinado curso pode não ser o suficiente para garantir uma bolsa de estudos, porém a mesma nota em outra universidade ou curso pode ser uma das melhores colocadas.

Matérias do ENEM

As matérias do Enem são bastante simples em um âmbito geral, o que dificulta o estudo é a quantidade de informação que o candidato precisa apender para realizar a prova. O conteúdo é fácil, porém extenso.

Como disse anteriormente, as matérias para estudar no Enem devem seguir as quatro áreas do conhecimento cobradas no exame. A primeira área é a Ciências Humanas e suas Tecnologias, nela as matérias que compõem sua grade curricular são: História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Segunda área do conhecimento cobrada no Enem é a Ciências da Natureza e suas Tecnologias, nela as disciplinas de Química, Física e Biologia são cobradas.

Terceira área do conhecimento é conhecida como Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. Nessa área de conhecimento além das disciplinas Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação a tão temida redação também entra na avaliação.

A última área do conhecimento cobrada no Enem é a Matemática e suas Tecnologias que, obviamente, testa o candidato com relação a sua capacidade com a matemática.

Como a prova é dividida em dois dias, no primeiro dia de avaliação o candidato responde questões relacionadas a Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia o restante do conteúdo.

Dica: Para conferir a grade curricular do Enem, basta clicar aqui e realizar o download do Edital do concurso, nele é listado o que será cobrado do candidato em cada disciplina.
matérias do enem

Salve as provas antigas em seu computador.

Provas anteriores do Enem para estudar

Sei que além do edital e da matriz curricular, a leitura e compreensão das provas anteriores é de suma importância para que os candidatos consigam boas colocações. Separei abaixo uma lista com as provas antigas do Enem para que você se familiarize com o tipo de pergunta feita no exame. Essas perguntas são chamadas de questões contextualizadas, a interpretação da questão faz parte da avaliação e por isso estar familiarizado com esse tipo de pergunta é a diferença entre uma nota boa e uma nota na média geral.

Prova do Enem 2011

Prova do Enem 2010

Prova do Enem 2009 (Gabarito)

Prova do Enem 2008

Prova do Enem 2007

Pacote com todas as provas de 1998 até 2007

Lembre-se que essas provas são antigas e o Enem raramente repete uma questão, não perca tempo tentando memorizar as perguntas e suas respostas, apenas estude o conteúdo relacionado às provas antigas. Se você entender o conteúdo e conseguir responder as questões sem nenhuma consulta, se sairá bem no durante a prova real.

Atualizado em: 28/04/2013
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *