Como Montar iPhone ou iPad no Ubuntu

Aprenda a montar o iPhone em seu Ubuntu e descubra como liberar o acesso do iPhone com iOS 7 ao seu sistema.

Muitas pessoas me perguntam porque as distribuições de GNU/Linux não são tão populares entre as pessoas fora do meio acadêmico. A resposta e bastante complicada, geralmente a impopularidade de um sistema operacional se dá pela falta de informação sobre pequenos problemas que podem ocorrer no dia a dia. Quando um usuário não consegue instalar uma impressora, configurar sua placa de vídeo no Linux ou simplesmente acessar seu iPhone neste sistema operacional, a credibilidade da plataforma cai, por isso esse artigo visa não só ajudar você a usar o iPhone ou iPad no Ubuntu, como ajudar a distribuição a se popularizar.

Primeiro vamos entender o problema que esse tutorial visa corrigir, quando você conecta um dispositivo com o iOS 7 no computador rodando Ubuntu, o dispositivo mostra uma notificação pedindo para você confiar ou não no computador. Isso acontece em todos os sistemas operacionais, mas no Ubuntu 13.10 ao clicar em Confiar o aparelho continua perguntando se deseja confiar no computador.

ios7 ubuntu

Não importa quantas vezes clique, ele não libera o acesso ao celular, e as vezes, ainda dispara um erro avisando que o dispositivo está bloqueado e que é preciso digitar a senha para liberar.  O problema é que uma atualização recente do iOS fez com que ele impedisse o acesso a cabos e carregadores que não fossem originais, e de tabela, isso interferiu nos usuários Linux (vai saber porque…)

A solução para esse problema é instalar uma biblioteca que resolve de vez o problema acima mencionado. Para isso basta acessar seu terminal e adicionar o PPA com os comandos abaixo:

sudo apt-add-repository ppa:ingo/ios7support
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

O comando acima vai atualizar o libimobiledevice (que já está instalada em seu computador) para oferecer suporte ao iOS7. Agora é só reiniciar o seu computador e tentar reconectar o seu iPhone ou dispositivo com iOS 7.

Acessar iPhone no Ubuntu 13.10 e Linux Mint 16

Se você ainda não está familiarizado com o terminal do Ubuntu, a solução é baixar a correção do problema em um pacote .deb e realizar a instalação do programa pela central de aplicativos, para realizar isso basta seguir os paços abaixo.

Baixe o arquivo .deb através do seguinte endereço eletrônico.

Dê um clique duplo no arquivo baixado para que a central de programas inicie a instalação, como dito anteriormente, você já possui a biblioteca em seu computador por isso vai ser exibida a opção de atualizar programa.

update libimobile Ubuntu

Após realizado o upgrade reinicie seu computador e tudo deve funcionar perfeitamente.

Atualizado em: 25/03/2014
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *