Motos de Trilha: Fotos, Vídeos e Modelos

Confira as principais Motos de Trilha do mercado e aprenda tudo sobre esse esporte que atrai aventureiros de todo Brasil. Fotos, Vídeos e Dicas.

Brasileiro é apaixonado por velocidade e adrenalina, corridas de todos os tipos são bastante populares em nosso país, porém só recentemente uma modalidade – que gosto muito – começou a despertar interesse da população.  As motos de trilha são o que existe de maior emoção para os amantes do off-road, claro correr fora da estrada com o carro também é delicioso, porém  somente a motocicleta produz a real sensação de liberdade e adrenalina que muito buscam.

Ao fazer uma curva com sua moto, o coração dispara e a habilidade do piloto faz toda a diferença. Conheço muitos amigos que usam a moto na cidade e se acham grandes pilotos, quando se deparam com a oportunidade de fazer um circuito off-road se assustam, pois notam que não sabem praticamente nada.

As Motos de Trilha necessitam de uma pilotagem totalmente diferente de uma moto convencional, além disso, é necessário muito treino e dedicação para que você venha a ter a habilidade necessária para terminar um circuito em tempo hábil, e sem levar nenhum tombo grave. Como um grande apaixonado pelos esportes em geral, principalmente por velocidade, posso passar algumas dicas para evitar erros comuns de muitos iniciantes nesse esporte.

Dicas para pilotar uma Moto de Trilha

Tudo no mundo segue algumas regras, pilotar uma moto também. As regras foram feitas para que você tenha segurança na hora de realizar uma manobra ou praticar algum esporte. A opção é sua em seguir ou não as regras, porém já adianto que todos os novatos que não seguiram as regras, se arrependeram após o primeiro acidente. Abaixo algumas dicas para os novatos:

motos de trilha motocross

Quer aprender tudo sobre motos de trilha? Confira!

Capacete – É importante investir em um produto de qualidade, pois esse é o único equipamento que economizar pode ser um problema. Nunca pilote sem um capacete. Um piloto pode existir sem sua moto, mas não sem seu capacete.

Óculos – Geralmente os capacetes para as motos de trilha não possuem viseira, isso tem um motivo, cair é MUITO comum nessa modalidade e geralmente você cai “de cara” no cão. Capacetes com viseira poderiam quebrar e machucar o piloto, por isso a opção são os óculos.

Dica: Ao comprar o capacete já compre junto o óculos, e não se esqueça de testar se os dois componentes se encaixam de forma perfeita.

Colete – Assim como o capacete o colete é vital para um piloto, o equipamento protege o tórax, ombros e até mesmo a coluna. Importante escolher um equipamento de acordo com o seu tamanho e peso.

Camisa – Existem camisas especiais para motocross, elas além de confortáveis são ventiladas e ajudam na hora da lavagem.

Cotoveleiras e Joelheira – Esses dois equipamentos protegem a área de seu corpo que mais vai ao chão. Se cair uma única vez sem um dos dois equipamentos, terá que enfrentar uma cirurgia para remover cascalho de dentro do joelho ou cotovelo. Fica o alerta.

Luvas – Assim como as joelheiras e cotoveleiras, a luva protege uma parte sensível do corpo. Nunca pilote sem uma luva.

Cinta abdominal – Alguns se esquecem deste equipamento, mas sem ele sua coluna não se mantem reta e seus órgão ficam desprotegidos.

Calça – Sempre compre uma calça com proteção nos quadris, além de maior conforto garante uma segurança extra ao piloto.

Botas de motocross – Se tivesse que escolher um equipamento tão importante quanto o capacete seria a bota. Ela além de proteger o pé, ela evita torções e garante que você continue no esporte.

Se você possui todos os equipamentos é hora de uma moto para começar o esporte. Existem diversas motos de trilha a venda no mercado, porém inicialmente é importante começar com uma barata, não abuse querendo o melhor equipamento logo de início, pois além de necessitar prática para uma moto potente, você talvez se canse da modalidade e perderá muito dinheiro com a revenda.

Motos de trilha barata a venda

Na hora de comprar o seu equipamento recomendo uma procura em sites de comercio eletrônico, geralmente muitos desavisados compram equipamentos de qualidade e logo desistem da modalidade. Como eu disse, o motocross é um esporte arriscado e que consome tempo e disposição. Muitos não possuem essas características e logo largam de treinar.

Os melhores modelos de motos de trilha para iniciantes disponíveis no mercado são:

  • DT 200
  •  DT 180
  • Tornado
  • XTZ 125
  • TTR 230
  • CRF
  •  WR

Além de boa qualidade esses modelos possuem um bom custo-benefício, com isso um novato pode comprar a sua moto sem gastar uma fortuna.

Ao comprar a sua moto você precisa ter em mente algumas coisas, primeira delas é o preço que deseja pagar. Não adianta sair à procura de uma moto de trilha se não souber exatamente o capital disponível. Existem excelentes motos como a DT 200, DT 180 e XR 200 que custam menos de R$5.000,00, para iniciantes esses são os modelos mais baratos e recomendados.

Segundo ponto é saber onde vai suar a sua moto, as vezes você quer fazer uma trilha ou usar em uma pista de Motocross. Porém existem pessoas que querem usar a moto na cidade, rally ou até mesmo em uma combinação de lugares.  Para você iniciante é importante um modelo intermediário, que se adapte a várias situações. Bons modelos são os YZF e CRF.

Terceira coisa a se pensar na hora de comprar uma moto de trilha é seu grau de experiência. Você é incitante, intermediário, experiente ou profissional? Não importa a resposta, se você é profissional já sabe o tipo de moto que deseja comprar, para os outros, as motos já citadas se enquadram perfeitamente.

Quarta coisa, qual a melhor marca existente no mercado? Por experiência própria, não existe isso de melhor marca. O piloto que faz a sua moto ser ou não eficiente, óbvio que existe diferença de preço e desvalorização de cada marca, mas em termos de desemprenho você não precisa se preocupar com isso.

Agora que você já conhece todo o necessário para se iniciar no mundo do Motocross, que tal algumas imagens para deixá-los ainda mais animado?

Fotos de motos de trilha

Vídeos de motos de trilha

Atenção: Nesse artigo usamos Motocross e trilha com o mesmo sentindo, ou seja, quando nos referimos a motos de trilha ou motos para Motocross, estamos falando da mesma coisa. Sei que existe diferença, mas até mesmo para profissionais elas são sutis, por isso é melhor manter assim. Não queremos assustar ou confundir os novatos né?
Atualizado em: 28/04/2013
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *