Parcelar IPVA Atrasado

Descubra como é possível Parcelar IPVA Atrasado, e saiba qual órgão você deve procurar para renegociar o IPVA de seu veiculo.

Diariamente vemos na televisão a constante luta da população para adquirir um veiculo de transporte, e assim, facilitar a locomoção nas grandes cidades do Brasil. Infelizmente nos dias atuais é imprescindível a compra de um carro ou moto, pois o transporte público é precário na maioria das cidades do Brasil. O problema é que mesmo após comprar um carro/moto às dores de cabeça continuam, todo ano é necessário realizar o pagamento do IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores), e caso não consiga pagar rigorosamente em dia, a chance de ter o veiculo aprendido (e os custos aumentarem ainda mais) é gigantesca. O que poucos sabem é que é possível parcelar o IPVA Atrasado de forma simples e rápida, essa vantagem está disponível em diversos estados do Brasil e esse artigo explica como conseguir isso.

O IPVA é um imposto importante, é com esse dinheiro que o governo realiza as obras de conservação das estradas do Brasil. O problema é que o valor do imposto é alto para muitos proprietários. Quem possui moto sabe que o valor do IPVA chega ser maior que o valor pago por quem possui um carro, isso se deve ao seguro obrigatório. A motocicleta é um veiculo de alto risco, isso faz com que o custo do seguro aumente, e assim o valor final do IPVA também.

parcelar ipva

Outro problema do IPVA é que quando o dia do recolhimento do imposto chega, ele chega! Não é possível negociar ou tentar enrolar o pagamento de alguma forma, o governo não aceita isso. E como todo bom brasileiro é desorganizado com suas finanças, ele acaba ficando sem condições para realizar o pagamento em dia. Ai o problema vira uma verdadeira bola de neve, já que o carro pode ser apreendido e os custos para a liberação do veiculo são, além da quitação do imposto atrasado, o valor do guincho e as diárias no pátio.

Como você pode estar imaginando, é importante que se mantenha SEMPRE o IPVA em dia. Mas se por algum motivo você já se encontra com o imposto atrasado, existe uma solução.

Renegociar IPVA atrasado

Muitos estados brasileiros são benevolentes e conferem aos proprietários de veículos em situação irregular a renegociação do IPVA. O objetivo do estado é aumentar a arrecadação de impostos e também facilitar o pagamento do imposto.

O problema é que nem todos os estados aceitam esse tipo de renegociação, e os que aceitam sempre o fazem com diferentes regras. Um exemplo de estado que aceita esse tipo de parcelamento é o estado de Goiás, além dele São Paulo e Rio de Janeiro também possuem politicas públicas com relação a isso.

Porém como cada estado funciona de forma diferente, a solução e procurar auxilio no próprio DETRAN, entre em contato através de telefone ou e-mail da instituição e procure informação sobre o parcelamento do IPVA. Lembre-se que para informações especificas é necessário que você seja o proprietário do veiculo, pois do contrário as informações que você receberá serão generalizadas.

Para facilitar a sua busca por informações eu separei abaixo os telefones dos principais DETRAN’s do Brasil.

  • DETRAN Goiás – (62) 3269-8800
  • DETRAN São Paulo – (11) 3322-3333
  • DETRAN Rio de Janeiro – (21) 2334-4300
  • DETRAN Porto Alegre – (51) 3288-2000

Outras dicas que ajudarão você a manter sempre seu IPVA em dia são com relação ao parcelamento automático e as multas registradas no veiculo. A grande maioria dos estados realiza o parcelamento automático do IPVA, o proprietário do veículo recebe anualmente em sua residência um boleto com o valor total do IPVA e outro com o valor parcelado, caso encontre-se em dificuldade, basta realizar o pagamento do valor parcelado que você receberá os boletos restantes automaticamente.

As multas também são importantes na hora de parcelar o IPVA, muitos estados concedem descontos de até 40% para os proprietários que não possuem nenhuma multa, além disso, é impossível parcelar o IPVA caso você tenha alguma irregularidade em seu veiculo.

O importante e nunca andar com seu carro ou moto estando com o imposto atrasado, lembre-se que isso pode piorar ainda mais a sua situação.

Atualizado em: 20/11/2013
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *