Perder Peso ou Perder Gordura?

Saiba como emagrecer de verdade, e com saúde, apenas entendendo a diferença entre perder peso e perder gordura corporal.

Diariamente vemos pessoas lutando desesperadamente para emagrecerem. A obesidade é uma epidemia mundial, e que se não combatida, pode levar a humanidade a problemas graves em um futuro próximo. Porém muitos possuem o pensamento errado sobre o assunto, a grande maioria simplesmente sonha em emagrecer, ou seja, perder peso por perder. Mas como veremos nesse artigo, perder peso não é a solução para os problemas de saúde provenientes da obesidade, dietas mirabolantes não tem eficiência e os números que a balança mostra são, de certa forma, apenas números irrelevantes.

Primeira coisa a se entender é a diferença gritante entre emagrecer e perder gordura, muitas pessoas compram balanças com o objetivo de se pesarem todos os dias, e garantirem assim que estão perdendo peso. Isso possui dois sérios problemas, o primeiro é que o peso de uma pessoa não é constante, você pode ganhar ou perder peso de um dia para o outro, pois o seu peso é uma combinação de diversos fatores variáveis. Segundo problema é que perder peso não reflete em nada se você está ou não magro.

Seu peso está diretamente ligado a quantidade de líquidos que seu corpo retém, aprendemos no ensino fundamental que o corpo possui cerca de 75% de água, essa água exerce influência direta no peso de uma pessoa. Para provar isso veja o caso do cientista Ross Edgley.

Perder 11 quilos em 24 horas

perder gordura

Ross Edgley, é um cientista que resolveu provar para as pessoas que os números exibidos em uma balança não querem dizer nada. Ele utilizou de diversas técnicas (extremamente perigosas) para reduzir a quantidade de água em seu corpo, e com isso, em penas 24 horas, perdeu cerca de 11 quilos. O objetivo do cientista era exatamente mostrar que o peso de uma pessoa é variável e não pode ser utilizado como parâmetro para uma possível dieta.

Ele basicamente se utilizou da desidratação para tingir o seu objetivo, ele passou diversas horas em uma sauna, além disso consumiu apenas 100ml de água no dia. Fez o uso de medicamentos diuréticos e banhos de imersão com sal de Epsom, sem falar na dieta sem sal e exercícios físicos com roupas quentes. Tudo isso para atingir a marca esperada.

Como Ross Edgley demonstrou, emagrecer não significar necessariamente ficar mais saudável. Para outras informações sobre esse feito, leia o seguinte artigo.

Perder Peso vs Perder Gordura

Então, se perder peso não é o melhor para minha saúde o que devo fazer? Essa pergunta pode assustar muitos novatos, mas é simples de se responder, pense bem, o que mesmo você quer eliminar de seu corpo? A resposta unanime é a gordura. O que atrapalha nossa vida, causa celulites e problemas de saúde é a gordura, reduzi-la é sem dúvidas uma das formas mais eficientes de se atingir o corpo perfeito.

Para ficar ainda mais claro, vamos definir o que é perder peso e perder gordura.

Perder peso é diminuir seu peso corporal como um todo, isto é, reduzir a soma total do peso de seus ossos, músculos, órgãos e gordura.

Perder gordura é reduzir a quantidade de gordura total que seu corpo carrega, ou seja, diminuir para taxas saudáveis (10% para homens e 15% para mulheres), a quantidade de gordura total em seu corpo.

eliminar gordura

Mas como isso pode ser feito? Basicamente precisamos ser disciplinados, pois além dos exercícios físicos e da alimentação saudável, precisamos ter um controle bastante preciso de nosso corpo e assim anotar nossa evolução constantemente. A avalição física constante é sem dúvida a melhor forma de anotar nossos progresso. A balança tende a mentir, o IMC não é tão preciso já que não leva em conta a quantidade de gordura que o indivíduo possui, então a melhor forma e realizar avaliações físicas e ter um bom espelho em nossa frente.

Sim, um espelho ajuda a manter seu índice de gordura sobre controle pois ele não mente, as dobras de gordura ficam evidentes e assim você pode tomar medidas para reduzi-las

O treino de musculação é um dos aliados de quem deseja perder gordura e não emagrecer, quando um novato entra na musculação com o objetivo de emagrecer, logo no primeiro mês se desmotiva, pois ao se pesar (após um mês cansativo de exercícios físicos) nota que não perdeu peso algum e em alguns casos até engordou, isso acontece por um motivo simples, músculos pesam mais que gordura. Por isso é importante uma avaliação física, pois só ela pode mostrar o quanto de gordura corporal perdeu no período.

Atualizado em: 03/04/2014
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *