ProUni: Inscrições, Resultado e Lista de Espera

Conheça TUDO sobre o ProUni! Inscrições, Resultado e Lista de Espera do programa de maior sucesso do governo, Garanta sua bolsa de estudos.

Aqui no Aprendda sempre buscamos levar informação de qualidade para que nossos leitores se sobressaiam sobre os demais, falamos sobre o Enem e como se inscrever no programa, falamos sobre o Sisu e sua importância para quem deseja entrar em uma faculdade federal sem fazer o vestibular, chegou a hora de falar sobre o ProUni, um programa do governo federal que busca distribuir bolsas de estudos aos alunos carentes que obtiveram boas notas no Enem.  Além de conhecer tudo sobre o programa, você vai aprender:

O que é o ProUni

Inscrições do ProUni

Resultado do ProUni

Lista de Espera ProUni

Atenção: Lembre-se de ler os artigos sobre o Enem e Também sobre o Sisu

O que é o ProUni

Ainda é comum a confusão de muitos alunos com a distinção entre ProUni e Sisu, ambos os programas possuem como objetivo a distribuição de bolsas de estudos aos alunos carentes provenientes de escolas públicas. A diferença entre os dois programas é a forma que cada um deles beneficia o aluno. Esse tema foi tratado no artigo Sisu: O que é e como fazer a Inscrição, de forma resumida pode-se dizer que o Sisu é um programa federal que substitui o processo seletivo de instituições públicas, através de um ranking criado utilizando a nota do Enem.

Já o Programa Universidade para Todos – ProUni é um programa que distribuí bolsas de estudos grátis, também utiliza a nota do Enem como meio de classificação porém as bolsas de estudos são oferecidas em faculdades de ensino superior particulares.  Além disso, você pode concorrer a bolsas de estudos integrais ou não.

como funciona ProUni

Exemplo de como é o funcionamento do ProUni

O programa não é novo, foi criado em 2004 com o objetivo de distribuir bolsas de estudos integrais e parciais tanto para curso de graduação quanto para cursos seqüenciais de formação específica em instituições privadas. O governo de um lado ganha com o aumento de mão de obra qualificada disponível no mercado, do outo, as instituições de ensino superior privada recebem isenção de alguns tributos.

Porém o programa não é aberto a todos, para fazer sua inscrição no ProUni é importante que o aluno tenha cursado o ensino médio em uma escola da rede pública de ensino ou uma escola particular porém com bolsa integral. Essa medida e para garantir que alunos de baixa renda possuam as mesmas condições para acesso ao ensino superior que alunos com um grande poder aquisitivo.

A segurança do programa é levada a sério pelo governo, a forma que eles encontraram para garantir que a seleção seja feita de forma segura e com transparência total, foi o uso do Enem como forma classificatória.  Basicamente é utilizado o Exame Nacional do Ensino Médio para criar um ranking de classificação, assim os alunos com maiores notas poderão pleitear o auxilio, graças ao seu mérito.

Além disso, o programa possui diversas outras vantagens como bolsa permanência e convênios com outros órgãos e instituições. Acesse o site oficial do ProUni clicando neste endereço eletrônico.

Inscrições do ProUni

As inscrições no Programa Universidade para Todos devem seguir algumas regras para que o candidato seja aceto no programa, as principais regras são:

  • Renda per capita máxima de três salários mínimos;
  • Ter cursado ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral;
  • Ter realizado o Enem.

Caso você se enquadre nos pré-requisitos do programa, basta acessar o site oficial do programa clicando neste endereço eletrônico. Lembre-se que o programa leva em conta a nota do Enem e por isso você precisa ter realizado o Enem.

Ao acessar o site oficial dentro do prazo de inscrição, tanto no primeiro quanto para o segundo semestre, um  banner ou botão informando o caminho da inscrição será mostrado. Clique nele e acesse o sistema de inscrição.

Inscrições ProUni

Será agora solicitado o número da inscrição no Enem e também o CPF do candidato.

cadastro prouni

Agora que passou pela fase inicial de cadastro, chegou a hora de escolher a instituição de ensino e  curso que deseja. Você pode escolher até cinco cursos de até cinco faculdades particulares. É importante optar por o número máximo de faculdades, pois assim suas chances são maximizadas.

Resultado do ProUni

Todo os candidatos devem ficar atento ao resultado do ProUni, os dados dos candidatos selecionados são divulgados no próprio site do programa. Para saber se você foi ou não um dos selecionados para receber a bolsa de estudos, acesse a área do candidato através deste endereço eletrônico e faça o login no SISPROUNI ou Sistema ProUni.

É nesse local que será exibido os dados de sua aprovação no ProUni, a imagem abaixo mostra um exemplo de aprovação.

resultado prouni

Exemplo de resultado do ProUni, a legenda explica cada tipo de ícone.

Caso tenha dúvidas sobre o resultado no programa, ligue para o MEC através do telefone 0800-616161.

Lista de Espera ProUni

Assim como acontece com o todos os programas do governo federal, existe uma lista de espera para o ProUni, essa lista é de responsabilidade das universidades. Candidatos inscritos no Sisu e no ProUni, devem optar um dos auxílios, isso acaba aumentado o número de vagas do programa. Você precisa entrar em contato com a sua instituição de ensino e se informar sobre a disponibilidade da segunda chamada.

calendário prouni

Lembre-se que o prazo da 2ª chamada é curto, candidatos que não se apresentarem imediatamente correm o risco de perder o beneficio.

 

Atualizado em: 13/05/2013
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *