Retenção de Líquidos: Diagnóstico e Sintomas

Conheça o que é a Retenção de Líquidos seu Diagnóstico e principais Sintomas desse problema tão comum atualmente.

Quantas vezes você já acordou pela manhã com o corpo todo inchado? Grande parte da população já experimentou esse sintoma, porém a maioria desconhece os fenômenos fisiológicos envolvidos em torno da questão. O objetivo desse artigo é exatamente esse, levar uma luz sobre o assunto e mostrar que a retenção de líquidos pode ser muito mais do que apenas um inchaço momentâneo do corpo.

Primeiramente vamos nomear corretamente as coisas, o inchaço causado pela retenção de líquidos é um edema. Ele pode ter diversas causa, que vão desde o uso de meias ou sapatos apertados, até um rotina diária de trabalho que obrigue você a permanecer em pé por muito tempo. Geralmente os edemas são mais comuns nas pernas, pês e mãos, porém podem aparecer em qualquer parte do corpo.

retenção líquido

A característica mais marcante de um edema, é o aspecto inchado e o brilho anormal da pele do paciente. Como citado, o uso de acessórios (roupas, sapatos, cintas e meias) ou uma pressão externa exercida sobre a nossa pele, pode fazer com que o problema se manifeste. Porém as principais causas da retenção de líquidos são:

  1. Problemas renais, cardíacos ou mesmo hepáticos;
  2. Problemas de tireoide;
  3. O uso de remédios como os anti-hipertensivos (remédio para pressão);
  4. Reações Infamatórias.

É bom lembrar que, na grande parte das vezes, o problema é local, devido a circulação insuficiente na região do problema. Porém alguns fatores podem contribuir para a ocorrência constante do problema. Variação da pressão sanguínea na região, a quantidade de proteínas no sangue, sais disponíveis no corpo, força da gravidade e até mesmo o sedentarismo contribuem para o acúmulo de líquidos.

Sintomas retenção de líquidos

Obviamente o sintoma mais comum é inchaço da área afetada. Os edemas (inchaços) são mais suscetíveis de aparecerem em regiões onde a força da gravidade pode atuar facilmente, como nas costas, pernas e braços dos pacientes. Ficar deitado, sentado ou imóvel por muito tempo, facilita o acúmulo de líquidos, por isso trabalhados que passam o dia todo sentados são os que mais reclamam do problema.

Quando o paciente identifica o problema constantemente, é necessário procurar um médico para o diagnóstico correto de sua situação. Geralmente o especialista médico vai solicitar exames clínicos para medir a quantidade de sais e proteínas presentes no sangue, além de uma completa avaliação:

  1. Cardíaca;
  2. Hepática;
  3. Renal;
  4. Imunológica;
  5. Tireoidiana.

corpo inchado

Após a avaliação por um profissional e a constatação do motivo do edema, um tratamento específico será recomendado. O importante é ficar atento ao seu próprio corpo, caso note alguma mudança, é importante procurar um médico e prevenir-se de problemas futuros, já que a retenção de líquido é um sintoma comum de várias doenças graves. Além disso o inchaço de um membro pode ser início de uma trombose, que pode ser tratada facilmente em seus estágios iniciais.

Atualizado em: 16/04/2014
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *