Os Primeiros Sintomas da Gravidez

Conheça os principais sintomas da gravidez, saiba se você está ou não grávida logo nas primeiras semanas de gestação.

Já imaginou como é estar grávida? Quais os principais sintomas de uma gravidez e como descobrir se você está grávida ou não? Essas perguntas assombram muitas mulheres, e por isso, hoje resolvemos dar uma atenção especial a elas. Aqui mesmo no Aprendda falamos sobre os testes de gravidez caseiros e também sobre os testes de gravidez de farmácia, caso queira confirmar uma possível gravidez, sem sombra de dúvidas esse é o caminho a ser seguido.

Mas é possível descobrir, ou pelo menos suspeitar, de uma gravidez antes mesmo da realização de um teste definitivo, por isso os sintomas da gravidez são tão importantes de serem conhecidos. Nesse artigo citaremos os principais e com eles uma explicação breve sobre o tema, caso você possua um número muito grande dos sintomas abaixo, é um forte indicador que você possa a estar grávida. Procure seu médico o quanto antes e realize um exame de sangue para confirmar o diagnóstico, ou faça um teste de farmácia para tirar as dúvidas iniciais.

Principais Sintomas da Gravidez

Pequeno sangramento vaginal – Mulheres com frequência confundem o início da menstruação com esse sintoma. Depois de fecundado o embrião precisa se fixar na parede do útero, para isso ele realiza um longo caminho, e durante essa fixação, é possível que exista um pequeno sangramento. Lembre-se que sangramentos são comuns no primeiro trimestre de gravidez, cerca de 20% das mulheres passam por isso.

Cólicas – Esse sintoma em conjunto com o sintoma anterior, deixa a mulher com a certeza absoluta que seu ciclo menstrual está funcionando normalmente. É comum no inicio da gravidez um desconforto abdominal, cólicas e dores no abdômen. O segredo para diferenciar os sintomas de gravidez de um ciclo menstrual normal, é a intensidade que eles surgem, tanto o sangramento quanto as cólica são menos intensas do que no ciclo menstrual normal.

Atraso na menstruação – Esse é o sintoma principal da gravidez (em seus estágios iniciais), apesar de parecer um sintoma de fácil detecção, muitas mulheres possuem o ciclo menstrual irregular, o que dificulta muito a detecção do sintoma. Apesar da menstruação atrasar por outros fatores não relacionados a uma gravidez, esse sintoma é um clássico.

Aumento da mama – Apesar de muitas mulheres acreditarem que esse é um sintoma tardio, o aumento da mama pode acontecer logo na primeira semana de gravidez. Não só o aumento de tamanho como um incômodo ao tocá-los e uma sensação de inchaço constante. Não acontece somente o aumento da mama, também alteração em sua forma são comuns. É comum aparecimento de veias e escurecimento das aréolas.

Náuseas e vômitos – Esse já é um sintoma tardio, geralmente presentes na 6ª e a 12ª semana de gestação, mas existem mulheres que apresentam o sintoma logo no inicio da gestação. Um sintoma grave que em algumas vezes impedem a mulher de se alimentar, sendo então necessário o apoio médico para o mesmo.

Cansaço – Grávidas geralmente reclamam de um cansaço desmedido. Logo na primeira semana de gestação o aumento do sono e o cansaço além do normal podem indicar uma gravidez. Esse sintoma desaparece no segundo trimestre.

Vontade de urinar frequentemente – Mulheres associam de forma errada esse sintoma aos períodos mais avançados da gestação, acreditam que urinam frequentemente devido a redução no tamanho tamanho da bexiga, devido a compressão causada pelo crescimento do feto. Isso está correto, porém nos estágios iniciais da gravidez esse fato também é comum. Isso acontece devido a incapacidade da bexiga de se esvaziar por completo, devido ao relaxamento provocado pelos hormônios da gestação.

Desejo por certas comidas – Apesar de muitos encararem esse sintoma com bom humor e não darem o seu devido mérito, logo no inicio da gestação é bastante comum que as mulheres sintam desejo por certos alimentos. Esse desejo não possui limites, muitas mulheres começam a sentir vontade de consumir alimentos que até outrora eram impensáveis de serem consumidos por ela. O contrario também é válido, é comum grávidas adquirirem aversão a certos alimentos.

sintomas gravidez

Aumento dos gases – É comum nas primeiras semanas o aumento dos gases intestinais, apesar de inofensivo na grande parte dos casos, esse sintoma é bastante embaraçoso, já que aumenta a incidência de puns e arrotos.

Tonturas – Um dos sintomas clássico da gravidez são as tonturas. Devido a a alteração hormonal que ocorre no corpo da mulher, é comum que elas venham a sentir tonturas, queda na pressão arterial, redução nos níveis de açúcar do sangue e anemia.

Dores de cabeça – Um sintoma pouco relacionado a gravidez é a dor de cabeça, porém ela é mais comum do que se imagina. As alterações hormonais acabam relaxando os vasos sanguíneos e alterando o fluxo de sangue no cérebro, o que explica as dores de cabeça que muitas grávidas sentem.

Como você pode notar, existem inúmeros sintomas que podem indicar uma possível gravidez. Apesar de isoladamente eles não indicarem nada significativo, juntos podem deixar claro que a mulher pode estar passando por uma gestação.

Atualizado em: 26/05/2014
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *