Tirar CPF Online TOTALMENTE Grátis

Aprenda como Tirar CPF Online TOTALMENTE Grátis, faça um dos documentos mais importantes do Brasil com a comodidade que a Receita Federal oferece.

O documento mais importante no Brasil é o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), ele é responsável por guardar informações do contribuinte no banco de dados da Receita Federal. Ele é obrigatório para todos os contribuintes, mesmo para estrangeiros que possuem negócios no Brasil. O documento é tão importante que o Aprendda resolveu criar um guia para ajudar você a tirar o seu CPF de forma simples e rápida e assim não cometer erros devido à desinformação.  Para aqueles que não sabem o que realmente é esse documento, apenas entenda e abstraia o seguinte – o CPF é um número em um banco de dados, um número que é de responsabilidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil no qual armazena todas as informações de um contribuinte.

Leia-se contribuinte como a pessoa na qual possui alguma obrigação tributária junto ao FISCO.

O documento é obrigatório nos seguintes casos:

  • Quem apresenta declaração de imposto de renda;
  • Inventariantes;
  • Quem retém imposto de renda na fonte;
  • Titular de contas bancárias;
  • Quem opera na bolsa de valores;
  • Estrangeiros com imóveis, veículos, contas bancárias ou empresas no Brasil.

Se você se enquadra em alguma dessas situações, leia atentamente o guia abaixo e aprenda tudo que precisa saber sobre esse documento.

Nesse artigo você vai aprender:

Fazer CPF Online

Solicitar Segunda via CPF

Consultar CPF Receita Federal

Fazer CPF Online

Algumas pessoas ainda estão acostumadas com a antiga forma de solicitar o documento, ela ainda está disponível, porém agora a melhor forma de tirar um CPF é online. A Receita Federal investiu milhões para informatizar todo o processo de registro, e com isso, o contribuinte ganhou agilidade na solicitação.

Você pode tirar o CPF em diversos lugares como:

  • Pela Internet;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Correios;
  • Representação diplomática brasileira no exterior;
  • Receita Federal.

Obviamente a maneira mais simples de tirar o eu CPF é online, além de rápida e  livre de filas, é totalmente grátis.

Primeiro passo para quem deseja tirar o CPF online é acessar nesse endereço eletrônico. Observe que um formulário semelhante à imagem abaixo foi exibido, você deve preencher cuidadosamente os campos solicitados com os seus dados pessoais.

tirar cpf pela internet

Após preencher esse formulário e clicar em Enviar, será solicitado que digite o CAPTCHA. A imagem abaixo exemplifica.

fazer cpf internet

Atenção: Lembre-se que é necessário o título de eleitor para solicitar  CPF pela internet.

Depois de feito isso, seus dados devem ser enviados para a Receita Federal na qual analisará e emitira um comprovante de inscrição, esse comprovante já possui o número de seu CPF e também é válido como comprovante.

CPF para Menor – Crianças

Uma informação importante é com relação à idade mínima para solicitar um CPF. Qualquer pessoa independente da idade pode solicitar o documento. Isso significa que mesmo recém-nascidos podem solicitar o documento, porém para isso é importante que se possua a certidão de nascimento da criança.

Os pais ou responsáveis pelo menor devem comparecer a uma agência conveniada ou na própria Receita Federal e solicitar o documento. Lembre-se que não é possível solicitar pela internet o documento para crianças, pois o site da receita só aceita cadastros que já possuam o título de eleitor.

Tirar CPF nos Correios

Outra informação relevante é com relação ao atendimento nos Correios. A Receita Federal possui parceria com os Correios e o mesmo está habilitado para proceder com a solicitação de um CPF, porém isso é lento e o contribuinte precisa ir a uma agência  com os documentos acima listados.

É mais cômoda a solicitação do documento pela internet, pois assim você evita filas e agiliza o processo, além de o pedido pela internet ser totalmente grátis, enquanto a solicitação pelos Correios possui um custo de R$ 5,70. O vídeo abaixo mostra a complicação de se solicitar um CPF pessoalmente.

Solicitar Segunda via CPF

Caso você tenha perdido o seu CPF e deseje solicitar uma nova via, pode comparecer em alguma agência dos Correios, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil portando os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão de nascimento.

Apesar de apenas a carteira de identidade ser necessária ao solicitar a segunda via do CPF, é importante que leve os documentos completos, pois caso exista alguma pendência ou irregularidade em seu CPF, você pode atualizar o seu cadastro imediatamente e assim economizar tempo.

Infelizmente pela internet só é possível solicitar a primeira via, a segunda via somente em agências conveniados ou diretamente na Receita Federal. Lembre-se que para esse serviço será cobrado uma taxa de R$ 5,70.

Consultar CPF Receita Federal

Outra praticidade do site da Receita federal é a consulta de CPF online, através deste endereço eletrônico aqui, é possível consultar a situação cadastral de qualquer CPF, para isso somente é necessário o número do documento.

Primeiro passo para a consulta é acessar esse site aqui.

Digite o número do CPF no campo indicado e logo depois o código de confirmação. Agora é só clicar em Enviar.

consulta cpf online

Você será redirecionado a uma página semelhante à imagem abaixo, nela será exibida a situação do CPF consultado, são ao todo cinco tipos de situação que um CPF pode apresentar.

resultado de consulta

As possíveis situações cadastrais de um CPF são:

  1. Regular – CPF sem nenhum tipo de pendência;
  2. Pendente regularização – Você precisa procurar uma agencia conveniada (Caixa Econômica Federal, Correios, Branco do Brasil) ou mesmo a Receita Federal e providenciar a regularização do seu CPF;
  3. Suspensa – Seu CPF foi suspenso por conter informações incorretas;
  4. Cancelada – CPF foi cancelado por diversos motivos;
  5. Nula – CPF com fraude e por isso foi anulado.
Importante: Se o seu documento não exibir Regular em uma consulta, procure imediatamente a Receita Federal ou ligue para 146.

Com essas informações você está apto a resolver qualquer problema relacionado ao seu CPF.

Atualizado em: 14/05/2013
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *