Twitcam: O Que é e Como Fazer

Aprenda a fazer uma Twitcam e turbine o seu Twitter com mais essa ferramenta de streaming de vídeo gratuita.

Muitos dizem que a era do Twitter já acabou, mas para uma empresa que vale cerca de  US$ 14 bilhões, o Twitter está longe de acabar. Apesar de pessoalmente acreditar que o Twitter ainda terá bons anos pela frente, afirmar que ele nunca acabará pode me deixar como mentiroso (lembre-se do Orkut). O Orkut foi um fenômeno durante anos, e agora está esquecido. Até mesmo o poderoso Facebook está chegando ao fim, porém isso é assunto para o próximo artigo. Já que o Twitter não vai acabar tão cedo, que tal aprender a usar ferramentas que agregam valor¹ a sua conta?

Uma das ferramentas mais legais que ajudam a turbinar o seu Twitter é o Twitcam, uma ferramenta que fez muito sucesso logo em seu lançamento. Criado pela Livestream, o Twitcam permite que os usuários do Twitter transmitam, em tempo real, vídeos de sua webcam. Assim através da internet, todos podem assistir o que o usuário esta fazendo, falando ou mostrando no momento.

O serviço é bastante simples, seu uso é bastante semelhante a compartilhar a webcam no Skype ou MSN, a diferença é que no Twitcam milhares de pessoas podem assistir e interagir com você, enquanto nos outros serviços apenas uma pessoa te assiste.

Como Fazer Twitcam

Agora que você já sabe o que é o Twitcam, nada melhor que aprender a fazer a sua. Basicamente o que você precisa para usar o Twitcam é:

  • Uma conta no Twitter;
  • Um computador com internet boa;
  • Uma webcam.

Na lista acima eu coloquei a necessidade de uma conexão boa com a internet, porém isso se deve ao fato de que o streaming de vídeo é algo pesado e se você começar a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, inevitavelmente a sua Twitcam vai travar ou até mesmo cair. Sempre use apenas a Twitcam ou tenha uma conexão legal com a internet.

Para fazer sua Twitcam, primeiramente você deve acessar esse endereço eletrônico aqui. Neste link você acessará o site oficial da ferramenta, clique no botão vermelho Broadcast Live (canto superior direito).

twitcam online

Ao clicar, observe que uma janela solicitando o login de seu Twitter foi aberto. Faça o login em seu Twitter normalmente e autorize o serviço a acessar seus dados.

login twitcam

Note que agora você foi redirecionado para a página principal da Twitcam, é aqui que você começa a transmissão e controla a sua Twitcam. Observe que existe um botão vermelho no canto inferior esquerdo com os seguintes dizeres (Broadcast & Tweet), é nesse botão que você deve clicar para começar a sua Twitcam. Lembre-se de clicar nele quando as configurações estiverem prontas.

Na mesma tela existem outras opções, como a seleção de uma webcam e também do dispositivo de áudio. Se você tiver duas webcams ou dois microfones, escolha quais deles quer usar, caso tenha somente um deixe a opção padrão.

É possível também interagir via chat com os seus visitantes, quando você estiver online basta clicar em (Start Chatting) e escrever suas mensagens, lembre-se que elas são enviadas para sua conta do Twitter, então tenha cuidado.

fazer twitcam

Como ficou claro nesse artigo, é muito simples fazer o uso da ferramenta e compartilhar seus pensamentos e emoções pela internet. Só gostaria se salientar que esse poder todo também é uma responsabilidade sem tamanho, a grande maioria das transmissões são gravadas, e pessoas totalmente desconhecidas, sempre salvam uma copia da gravação. O objetivo deles é compartilhar o vídeo caso você faça algo de errado. Evite dar mole.

Atualizado em: 07/01/2014
  • Esta dica foi útil para você?
  • Recomendar
  • Não recomendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *